O Dia dos Pais já está chegando, uma das datas comemorativas mais importantes do comércio que é motivo de otimismo para os comerciantes. Segundo a CNDL/SPC Brasil, 67% dos brasileiros, o que equivale a 107,7 milhões de pessoas no país, pretendem sair às compras neste ano para celebrar a data. Com isso, é esperado que o Dia dos Pais movimente mais de R$ 20 bilhões.
No entanto, com a expectativa positiva, aumenta também a concorrência. Portanto, como as empresas podem se destacar através de uma divulgação bem produzida? Quando se fala em uma campanha publicitária para o Dia dos Pais, ou qualquer outra data comemorativa, Jeans Assis, fotógrafo e publicitário, esclarece que o mais importante é criar uma empatia com o público alvo, gerando o desejo pela compra do produto ou serviço. “As pessoas querem ver diferenciais e buscam experiências junto às marcas”, acrescenta.
Por isso, em muitos casos, a expressão popular “uma imagem vale mais do que mil palavras” reflete tal objetivo de forma clara. Jean ressalta, por exemplo, que através das fotos é possível trazer identificação, sentimentos variados e até tocar em pontos sensíveis que merecem reflexão nesta data. “Todas as campanhas sempre ligam o Dia dos Pais à imagem do filho ou da filha com o pai, em um momento de alegria e descontração. Mas, através da imagem, por exemplo, é possível até fazer o contrário, como mostrar a ausência de um pai que faz muita falta, trazendo a reflexão e a experiência em ter um pai presente ou não”, comenta.
Diferenciais
Para quem deseja apostar em uma boa campanha publicitária, com destaque para imagens que irão despertar o interesse do público, Jean cita algumas dicas: “Devemos buscar fazer algo diferente do normal para que a sua propaganda do Dia dos Pais se sobressaia perante tantas outras. Podemos mostrar uma foto impactante, mexendo com o consciente e o inconsciente do público-alvo”, acrescenta.
O fotógrafo ainda ressalta que, atualmente, as empresas que precisam se dedicar a fotos e vídeos com um apelo abrangente a todos os estilos de família. “Antes de fechar uma campanha, procure profissionais que terão tal olhar sobre o assunto. Contrate quem esteja preparado para ser fotografado com essa dinâmica moderna”, diz.
E para quem deixou todo esse processo para “última hora”, existem algumas formas de se recuperar e criar uma boa campanha. “O ideal é sempre planejar este tipo de campanha com antecedência, coloque isso em mente para os próximos anos. No entanto, existem campanhas que servem para o público durante um a três meses, mas também temos várias possibilidades para as empresas que querem utilizar a última quinzena antes do Dia dos Pais para vender o seu produto”, comenta.
Serviço
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Fonte: Jean Assis, fotógrafo e proprietário do estúdio de foto e vídeo Eternizar Studio (@jeanassis).