PRIMEIRA CONFRARIA FEMININA DE CERVEJA DO BRASIL COMEMORA 15 ANOS DE ATUAÇÃO

Confece_GustavoXingu2.


Confece volta a festejar, depois de dois anos parada por causa da pandemia, no próximo sábado, 17/09

Definitivamente o mercado cervejeiro hoje é das mulheres. Pelo menos, é isso que prova a Confece – primeira Confraria Feminina de Cerveja do Brasil – que comemora 15 anos no sábado, 17 de setembro, com uma grande festa no E-Hangar (Carlos Prates), a partir das 15h.

Dez mulheres – Ingrid Paulsen, Ludmilla Fonttainha, Clarissa Mendes, Lígia de Matos, Luisane Vieira, Watylla Vargas, Viviane Bastos, Juliana Pimenta, Graziela Sarreiro e Jaqueline Oliveira – que se reuniram pela primeira vez em 2007 para tomar algumas, conversar e hoje são referência no mercado quando o assunto é cerveja. “São 15 anos de muito estudo e dedicação. Desde o começo, a gente vem resgatando e fortalecendo o papel da mulher no mundo da cerveja, e isso é muito importante”, afirma Lígia de Matos.

Por causa da pandemia, a festa deixou de acontecer nos últimos dois anos – por isso, a 15ª edição é muito esperada por todos. “O aniversário da Confece já se tornou um dos eventos mais tradicionais e disputados do calendário cervejeiro nacional. Estamos muito felizes de voltar a realizá-lo e reencontrar os amigos nessa celebração”, conta Ludmilla Fonttainha.

A festa – open bar e open food – vai contar com a participação de cervejarias de vários estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, entre outros, além, é claro, de muitas aqui de Minas – totalizando 66 cervejarias.

“Ao todo, serão mais de 180 rótulos diferentes de cerveja para que os convidados possam degustar com tranquilidade e descobrir novos sabores”, explica Graziela Sarreiro.

Na parte gastronômica, a festa vai oferecer opções para todos os gostos. “São cerca de 30 parceiros nessa área, entre bares, restaurantes e produtos alimentícios para que todos possam se servir à vontade”, completa Watylla Vargas.

Nesta edição, o destaque vem com a Seara, que entrou com a linha premium, além de frios e embutidos. Outras marcas de peso como Rezende, Tropeira e Ciacarne também estarão presentes. Sem contar com os bares e restaurantes, como Est! Est!! Est!!!, Acarajé da Alê, Planeta Lúpulo, Porks entre outros, que fazem da área de comidas outro destaque do evento.

Mais informações pelo Instagram da Confraria.

Novidades ________________

Referência no mercado, a festa vai apresentar algumas novidades, rótulos que ainda estão inéditos no mercado ou premiados pelo país.

Como é o caso da Leopoldina, do Rio Grande do Sul. A Italian Grape Ale que ela vai trazer foi premiada a melhor Italian do Brasil no Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau. Além disso, foi considerada a Melhor Cerveja do Mundo pelo concurso World Beer Awards, realizado no Reino Unido. Outro destaque vem com a Antuérpia, de Juiz de Fora, com o chope Nikita Wake up call: uma Imperial Stout colaborativa com a cervejaria Spartacus.

O Santo Growller reuniu nove cervejarias – Bastards Brewery, Maniacs Brewing Co., HaüsMalte Cervejaria, Cervejaria Aloprada, Cervejaria Hop Craft, Incógnita Companhia Cervejeira, Cervejaria Octopus, Cervejaria Salvador e Seven Hands – que vale muito a pena conferir.

Novatas como Inspetor Sands, Pedrosa Craft, Br 031, Harpearia, Astúcia, Lagoon, Los ForajIdos e Lagoon mostram que o mercado das cervejas segue em amplo crescimento e produzindo excelentes rótulos – muitos deles os convidados vão experimentar em primeira mão. A carioca Farra Bier chega ao copo dos belo-horizontinos por meio da festa: a cervejaria ainda não está presente no mercado da capital e já vem com 4 estilos em latas.

Confece _______________

Foi em 2007 que tudo começou, fruto de uma degustação especial realizada em homenagem às mulheres. A partir daí, a Confece veio provar que cerveja não é coisa de homem – muito pelo contrário. As integrantes da confraria buscam resgatar o envolvimento feminino na história cervejeira, além de estimular o consumo responsável.

Formado por 10 mulheres de diferentes idades e profissões, o grupo promove a cultura cervejeira por meio da participação em eventos, da realização de análises e harmonizações especiais, da divulgação de notícias, entre outras ações. Para isso, realizam encontros mensais com temas previamente definidos, para um estudo aprofundado sobre a cultura, estilos, ingredientes e processos de produção da cerveja.

Serviço _________________

Confece 15 anos
Festa open bar e open food
Data: 17 de setembro, sábado
Horário: das 15h às 22h
Local: E-Hangar
(R. Ocidente, nº 100 – Padre Eustáquio, Belo Horizonte – MG)
Mais informações: Instagram da Confece

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Operação policial deixa três mortos e dois feridos no Rio de Janeiro

Artigo Anterior

Áreas dominadas por grupos armados no RJ cresceram 131% em 16 anos

Relacionados