Três anos após conquistar o primeiro ouro do Brasil em um Grand Prix de Taekwondo, em Sofia (Bulgária), o mineiro Maicon Andrade repetiu a façanha. Desta vez, o lutador de 29 anos, subiu no degrau mais alto do pódio na edição do torneio em Manchester (Inglaterra) no domingo (23), após derrotar o anfitrião Caden Cuningham, na final da categoria acima dos 80 quilos.
Notícias relacionadas:
- Stefani é campeã de duplas do WTA de Guadalajara e salta no ranking.
- ONG Human Rights Watch acusa Catar de deter e maltratar pessoas LGBT+.
- Palmeiras bate Avaí e amplia folga na ponta do Brasileiro.
“Estou muito feliz e emocionado com esta conquista [ o bicampeonato]. Obrigado Deus por mais uma vez poder representar o meu país e defendê-lo contra toda as outras nações. Minha maior honra é levar meu Brasil no peito”, disse o lutador em postagem no Instagram.
Antes da disputa do ouro, Maicon venceu outros quatro adversários. Na estreia levou a melhor Lee Meng-en e, nas oitavas, superou o sul-coreano Kang Yeon Ho. Depois, nas quartas o brasileiro – bronze na Olimpíada Rio 2026 – levou a melhor sobre o mexicano Bryan Salazar.
É OUROOOOOOOOOO! 🥇🥋
É de Maicon Andrade, no Grand Prix de taekwondo, em Manchester 🇬🇧
Vitória na decisão sobre o dono da casa Caden Cunningham.
Que resultado do Maicon! 💪🏿🇧🇷 pic.twitter.com/N6JxbBu8VI
— Time Brasil (@timebrasil) October 23, 2022
Outros resultados
Líder do ranking mundial Ícaro Miguel se despediu do Grand Prix de Manchester nas quartas de final, após perder a luta para Cuningham, de 19 anos, que mais tarde disputaria a final contra o compatriota Maicon.
Quem também representou o Brasil foi Gabriele Siqueira (acima de 67 kg), que estreou com derrota para Crystal Weeks (Porto Rico).