UOL - O melhor conteúdo
Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Energia verde será destaque do Brasil na COP27, diz ministro




Logo Agência Brasil

O potencial do Brasil na produção de energia limpa, que representa 84% da matriz energética nacional, é destaque na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27), que ocorre em Sharm El Sheikh, no Egito, até o dia 18.

Para o ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite, o encontro é uma oportunidade para promover o país como produtor de energia que não emite gases de efeito estufa, especialmente em um momento da crise energética mundial, instalada desde o início da guerra entre Ucrânia e Rússia. 

Notícias relacionadas:

“O momento do mundo é de [discutir] energia, e energia limpa. O mundo está indo em uma direção contrária ao da energia limpa. A crise energética, principalmente na Europa, está fazendo com que a Europa busque alternativas que não são energia limpa. O Brasil tem a capacidade de geração de energia limpa e, através dessa tecnologia nova – que é o hidrogênio verde e a amônia verde –, exportar energia limpa para o mundo”, disse Leite, em participação no programa A Voz do Brasil.

O ministro chamou a atenção para a necessidade de os países desenvolvidos alcançarem um consenso, durante o encontro, para um “financiamento robusto” em políticas ambientais.

Defesa de florestas

Leite destacou ainda a negociação para se chegar a um acordo entre Brasil, Congo e Indonésia – países com área extensa de florestas tropicais – que estabeleça critérios de reconhecimento e remuneração de quem atua na defesa e conservação de florestas.

“A ideia de criar um ativo ambiental de vegetação nativa, de floresta nativa, é justamente trazer valor monetário a isso e, de alguma forma, remunerar quem está cuidando dessas áreas. E aí, junto com Congo e Indonésia [a ideia é] a gente criar uma regra mínima para sermos protagonista no tema”.

Assista na Íntegra

*/

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Brasil inicia Mundial de Judô Paralímpico com duas medalhas

Artigo Anterior

Comissão Mista aprova emendas ao Orçamento de 2023

Relacionados

Botafogo estreia com vitória na Copinha e lidera Grupo 14

Com três gols de bola parada, o Botafogo estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior com vitória…

Campeã mundial quebra recorde mundial do disco em seletiva paralímpica

A segunda etapa da seletiva da seleção brasileira de atletismo paralímpico para os Jogos de Tóquio (Japão) teve início nesta terça-feira…

MP denuncia policial penal por assassinato de tesoureiro do PT

O Ministério Público do Paraná denunciou hoje (20) o policial penal Jorge José da Rocha Guaranho pelo assassinato…