Com o objetivo de incentivar a produção nacional independente, que não chega ao circuito comercial de exibição, a Mostra Sesc de Cinema chega a sua 6ª edição em 2023. As inscrições das obras audiovisuais estão abertas através do site, onde também pode ser consultado o regulamento completo do concurso.
Podem ser inscritas obras finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2021 nas categorias curta (de 2 a 29 minutos), média (de 30 a 59 minutos) e longa-metragem (com mais de 60 minutos de duração). O prazo de inscrição vai até 20 de abril. O circuito contará ainda com ações formativas como cursos, oficinas e workshops sobre os diversos assuntos ligados ao audiovisual.
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A escolha das obras para a mostra será feita por uma curadoria definida e organizada pelo Sesc com profissionais e especialistas da área de audiovisual e correlatas. O projeto prioriza a seleção de realizadores brasileiros que abordem temas ligados à pluralidade cultural do país ou que se desdobrem em olhares exteriores para as realidades brasileiras.
Os filmes selecionados serão divulgados até o dia 31 de agosto. A Mostra será dividida em Panorama Estadual – com a exibição dos selecionados em cada um dos estados participantes, Panorama Brasil – com os melhores a nível nacional – e Panorama Infantojuvenil – com as obras voltadas ao público específico.
Exibição e premiação
As exibições, em unidades Sesc e instituições parceiras, ocorrerão no último trimestre do ano. Ao Panorama Brasil, o projeto pagará como prêmio para cada filme selecionado o valor de R$ 2,5 mil brutos para o licenciamento dos direitos autorais dos curta-metragens e exibição pública por um ano; R$ 3,5 mil aos média-metragens; e R$ 5 mil aos longa-metragens.
Iniciado em 2017, a Mostra Sesc de Cinema (MSDC) busca garantir representatividade para produções de todas as regiões, procurando ampliar o acesso da população a uma filmografia que expresse a diversidade da produção contemporânea, sendo um dos principais canais de incentivo e apoio ao cinema independente do país.
*Estagiário sob supervisão de Akemi Nitahara