UOL - O melhor conteúdo
Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Finep e ministério firmam contratos na área de tecnologia aeroespacial




Logo Agência Brasil

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) firmaram nesta sexta-feira (5), em São José dos Campos, no interior paulista, contratos para o desenvolvimento de projetos estruturantes da indústria aeronáutica e espacial do Brasil. Os recursos são de subvenção econômica à inovação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e, portanto, não reembolsáveis.

Um dos contratos, assinado com a Visiona Tecnologia Espacial S.A no valor de R$ 219 milhões, representa o maior valor em subvenção econômica concedido pela Finep em toda sua história. O segundo maior, de R$ 120 milhões, foi firmado com a empresa Embraer. Os contratos foram assinados pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

“Os recursos que anunciamos são destinados ao desenvolvimento de projetos estruturantes e estratégicos, que levarão à conquista da autonomia tecnológica do Brasil em setores que atuam na ponta da pirâmide de agregação de valor”, disse Luciana.

Notícias relacionadas:

Segundo a ministra, os projetos desenvolverão tecnologias para a aviação do futuro, que envolvem temas como eletrificação e automação, e um satélite óptico de alta definição, que poderá ser usado para monitoramento e vigilância de florestas, rios e mares, proteção de terras indígenas, defesa e segurança pública.

“Os investimentos na indústria aeroespacial têm repercussões para além do setor, como na educação e na formação de mão de obra especializada. Ao criar demanda por profissionais especializados, os incentivos à indústria aeroespacial estimulam as universidades e centros de pesquisa a produzir conhecimento. Além disso, criam oportunidades para novas startups e empresas de tecnologia de pequeno e médio porte, gerando emprego de alta qualidade e reduzindo a fuga de cérebros”, ressaltou.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Sancionada lei que reconhece escola de samba como patrimônio cultural

Artigo Anterior

Dia Mundial da Língua Portuguesa, quarto idioma mais usado no mundo

Relacionados

Sô Madruga prepara Festa Junina para celebrar São João

Crédito: Divulgação Marketing Sô Madruga. Evento será realizado hoje, a partir das 19h As festas juninas são uma…

Vôlei: Sul-Americano masculino é cancelado por covid-19 no Minas Tênis

O Campeonato Sul-Americano de vôlei masculino, que ocorreria a partir deste sábado (16) em Belo Horizonte, foi cancelado…