O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania iniciou uma campanha digital para marcar a data de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O objetivo é promover a data e sensibilizar a sociedade para a prevenção e o enfrentamento desses crimes.
O Dia D da campanha Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes será em 18 de maio, data oficial do início da ação que seguirá até o dia 31 deste mês. Na ocasião, o governo deve lançar um pacote de medidas para prevenir e enfrentar a exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Notícias relacionadas:
- Falta profundidade na cobertura sobre feminicídios, diz pesquisadora .
- Entidades manifestam preocupação com paradeiro incerto de 6 mil armas .
No ambiente digital, a campanha tratará sobre a identificação de abusos por meio de mudanças de comportamentos, o incentivo ao diálogo e como crianças e adolescentes podem se proteger de possíveis ameaças.
Infelizmente, existem vários tipos de violência que podem atingir as nossas crianças, podendo chegar até mesmo ao abuso sexual. 😖
Por isso, ter o máximo de atenção com elas e ensiná-las a se proteger é fundamental.@silviolual | @secomvc | @LulaOficial | @govbr | pic.twitter.com/gRdz7pShgE
— Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (@mdhcbrasil) May 4, 2023
Na programação do mês estão previstos seminários e eventos para divulgação de ações dos ministérios da Educação, da Saúde, do Turismo e da Justiça e Segurança Pública, além da participação de influenciadores e porta-vozes em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.