Planejamento financeiro estratégico empresarial: qual sua importância?



Saiba como estruturar um bom planejamento para o seu negócio

O planejamento financeiro de uma empresa faz parte da estrutura que constitui todas as fases de crescimento e amadurecimento no competitivo ambiente dos negócios. Essa prática é muito importante para compor as estratégias de qualquer negócio que busca se fortalecer no mercado e alcançar seus objetivos em termos de custos, rentabilidade e retornos sobre investimento (ROI) de cada produto e serviço.

 

É fundamental que o negócio conte com o planejamento financeiro, pois sem ele o gestor não tem condições de estimar o fluxo de caixa futuro, as margens de lucro, o ponto de equilíbrio e outros indicadores essenciais. Valéria Bax, conselheira do Decisão Atacarejo explica que quando essa logística é feita a partir de dados confiáveis o planejamento financeiro serve de base para tomada de decisões estratégicas sobre o futuro da empresa. “Não é possível fazer um planejamento financeiro, com projeções de lucro, capital de giro ou aumento de vendas, se o empresário não sabe como está a saúde do caixa. Além disso, o planejamento financeiro precisa estar alinhado com o planejamento estratégico da organização”, ressalta.

Um planejamento financeiro estratégico nunca deve ser voltado apenas para ações imediatas, ou seja, com resultados a curto prazo. É preciso ter uma visão geral do negócio, assim como do ambiente e do mercado nos quais ele está inserido, revisando quais são os objetivos da organização a longo prazo. É importante, também, estabelecer a situação financeira que deseja atingir em alguns anos, de forma a começar agora mesmo a implementar planos de ação que viabilizem o alcance desses objetivos.

Etapas essenciais para um bom planejamento financeiro

  • Estipule seus objetivos empresariais;
  • Monitore a saúde financeira da sua empresa;
  • Entenda a importância de manter um fluxo de caixa;
  • Acompanhe a precificação dos seus produtos ou serviços de forma estratégica;
  • Defina estratégias promocionais a serem adotadas ao longo do ano;
  • Mude seu foco como empreendedor e delegue o operacional e o tático para sua equipe.

Não arrisque investir em um negócio sem antes fazer um bom planejamento financeiro empresarial com ajuda de um profissional qualificado. “O planejamento financeiro estratégico é fundamental para manter o controle das finanças da empresa e com isso  garantir a durabilidade e o sucesso da organização. O  orçamento ocupa um papel principal ao indicar, com detalhes, quais devem ser os gastos e investimentos a serem realizados, prevendo também as receitas da organização”, finaliza a conselheira.

Fonte: Valéria Bax, conselheira do Decisão Atacarejo. Possui ampla experiência no atacado e varejo há mais de 30 anos. Especialista nas áreas de Marketing e RH. MBA em Marketing, Gestão de Negócios e Gestão Comercial. Conselheira Empresarial. Instagram @/decisaoatacarejo

Foto: Internet

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

STF aceita mais de 131 denúncias ligadas a atos golpistas

Artigo Anterior

Polícia Civil do RS prende 33 participantes de grupo de extorsão

Relacionados