O Brasil garantiu mais duas vagas nos Jogos Olímpicos de Paris. Elas foram alcançadas neste domingo (1) durante o Mundial de Ginástica Artística disputado na Antuérpia (Bélgica). As duas são no individual geral, uma pelo desempenho da equipe e outra nominal de Diogo Soares.
Diogo Soares se garantiu em Paris 2024 ao ficar na 24ª posição nas eliminatórias e garantir a classificação para a final da competição. A outra classificação foi alcançada após a equipe brasileira terminar as eliminatórias na 13ª posição. Com isso a equipe não assegurou presença nos Jogos Olímpicos, mas o país assegurou uma vaga no individual geral.
Notícias relacionadas:
- Russos competirão como neutros nos Jogos Paraolímpicos de Paris.
- Brasil supera Japão e confirma vaga em Paris 2024 no vôlei feminino .
- Canoagem slalom: Ana Sátila garante presença nos Jogos de Paris.
CLASSIFICADO!!! 💫
Nosso atleta Diogo Soares se classificou nominalmente para os Jogos Olímpicos de Paris 2024! Ele é o primeiro atleta da Ginástica Artística a conquistar vaga para a edição francesa dos Jogos! 👏🏼👏🏼👏🏼 pic.twitter.com/0o0ln3yCuf— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) October 1, 2023
Além das duas vagas já confirmadas, o Brasil ainda pode ter mais uma classificação, com Arthur Nory, na barra fixa. Ele ficou em oitavo nas eliminatórias do aparelho e passou para a final.
“Mais uma vez, este resultado comprova o acerto de buscarmos sempre a renovação da equipe. Mesmo com a ausência de grandes nomes, como o do Caio [Souza] e do [Arthur] Zanetti, conseguimos manter a pontuação do ano passado”, disse o coordenador de ginástica artística masculina da Confederação Brasileira de Ginástica, Hilton Dichelli Júnior.
Os atletas da ginástica masculina ainda terão outras chances de vaga em Paris por aparelhos, nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 e na Copa do Mundo da modalidade.