A prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta (19) que enviará uma carta à PanAm Sports – organização responsável pelos Jogos Pan-Americanos – reiterando a intenção de sediar a edição de 2031 do evento. O documento será entregue pelo secretário municipal de Esportes da capital paulista, Cacá Viana. O dirigente se reunirá com o presidente da entidade internacional, o chileno Neven Ilic, em Santiago, onde serão inaugurados amanhã os Jogos de 2023.
A Prefeitura de São Paulo apresenta nesta quinta-feira (19) sua candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Será entregue uma carta ao PanAm Sports, entidade responsável pela organização dos Jogos Pan-Americanos, em que SP afirma a intenção de sediar o evento. pic.twitter.com/OKSgNDIZza
— Cidade de São Paulo (@prefsp) October 19, 2023
Notícias relacionadas:
- Boxeador Luiz Oliveira ‘Bolinha’ vence na estreia no Pan de Santiago.
- Paris 2024: sede e empresas são investigadas por suspeita de fraude.
- Libertadores: Corinthians bate Inter nos pênaltis e chega à final.
A prefeitura também anunciou que, durante o evento em Santiago, funcionará o Espaço Cidade de São Paulo – Casa Brasil, com atrações que fazem referência à cultura brasileira, como shows de música e dança, dentre outras atividades.
A maior cidade do país se considera preparada para receber o evento pela estrutura e experiência adquiridas quando foi uma das sedes da Copa do Mundo de futebol, em 2014. No comunicado, aliás, a cidade se coloca como uma das possíveis sedes da Copa feminina, em 2027, caso o Brasil seja escolhido como o país que vai receber a competição.
Os Jogos Pan-Americanos, que chegam agora à sua 19ª edição, já tiveram o Brasil como sede por duas vezes. A primeira foi justamente em São Paulo, em 1963 e a segunda no Rio de Janeiro, em 2007.
Por enquanto, ainda não há notícias de outras candidaturas para sediar a edição de 2031. Entre a edição atual e a que São Paulo pleiteia o direito de ser sede, acontecerão os Jogos Pan-Americanos de 2027, em Barranquilla (Colômbia).