Novo sistema de ‘boleto’ vai concorrer com PIX em 2024

Crédito: P.360.


Projeto já está em homologação e é capitaneado pela Febraban e Núclea

A modalidade de pagamento usado para cobrança e o envio de valores em doações, mais conhecido como boleto,  terá uma novidade já no ano de 2024. Isso, porque está previsto, a partir de 19 de janeiro do ano que vem, a liquidação da cobrança no sistema interbancário no mesmo dia do pagamento, ou seja no prazo D+0. A mudança faz parte de um projeto de modernização da modalidade de pagamento e engloba 113 bancos que trabalham com o produto de cobrança, antecipou em entrevista ao Valor Investe, Walter Faria, diretor adjunto de Operações da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Atualmente, ao se fazer o pagamento do boleto, o valor é processado pelos bancos em um dia útil (D+1) e repassado posteriormente ao destinatário dentro do prazo estabelecido em negociações entre as partes. Já a partir de janeiro, a etapa de liquidação será feita em dois horários distintos no decorrer da tarde. Para o usuário final que paga pelo boleto ou usa o recurso para fazer doações a instiuições do terceiro setor, nada muda e não haverá nenhum custo. Para o credor do boleto, o novo prazo de D+0 é um visto como um benefício.

“Desde a implantação da base centralizada de dados interligada às instituições financeiras, em 2017, havia a discussão do que seria viável para modernizar a cobrança. Com a chegada do pix, agilizamos a entrega para que o boleto não perdesse terreno, especialmente para o pix cobrança”, detalha o diretor adjunto da Febraban.

O sistema que promete dar mais agilidade à modalidade, criada em 1980 e que desde 1993 apresenta um código de barras, já está em fase de homologação e é capitaneado pela Núclea, empresa de tecnologia para o setor financeiro criada a partir da desmutualização da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).

Leonardo Ribeiro, Superintendente de Negócios da Núclea, explica que a previsão era iniciar a implantação padronizada da liquidação em D+0 ainda em outubro, mas a perspectiva no aumento da emissão de boletos por conta de Black Friday e Natal levaram ao ajuste de cronograma.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Tico Santa Cruz faz apresentação única no Underground Pub

Artigo Anterior

Boulevard Shopping lança projeto ConVersar, e disponibiliza atendimento em libras em tempo real

Relacionados