O Dia da Carne Suína é celebrado em Minas Gerais



Em 30 de abril, o estado reconhece a importância da carne de porco, considerada uma das proteínas mais consumidas dos mineiros

A data 30 de abril é reconhecida como o Dia da Carne Suína Mineira. A data foi criada para valorizar a cadeia produtiva do alimento e sua representatividade econômica, social e cultural no Estado. A importância do alimento para os mineiros é comprovada em uma pesquisa do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que mostrou que os mineiros são os principais consumidores da carne de porco no Brasil. Em média, eles consomem 27 quilos do alimento por ano.

O Diretor Comercial da Saudali, Adriano Pacheco, empresa especializada produtos derivados de suínos, destaca a importância dessa proteína para os mineiros. “A carne suína, historicamente, sempre foi muito importante para Minas Gerais. Ao mesmo tempo que ela é uma fonte de renda para os trabalhadores e que movimenta a economia de diversas regiões do estado, é também um dos principais alimentos para as famílias. Neste contexto, a Saudali foi criada há quase 25 anos, por um grupo de produtores que identificaram uma oportunidade de agregar valor ao suíno criado no Vale do Piranga”, explica o Diretor.

Como uma das principais indústrias alimentícias especializada em carne suína no país, a Saudali produz mais de 230 produtos congelados, resfriados, defumados, embutidos, especiais temperados e in natura. Por dia, mais de 300 toneladas são produzidas e distribuídas em Minas Gerais, Brasil e até outros países da África, Leste Europeu, América Central e do Sul.

Adriano Pacheco ainda reforça que, graças à versatilidade da carne de porco, ela tem potencial de compor os mais diversos pratos e cardápios, facilmente sendo harmonizada com bebidas e sabores. O seu custo-benefício e sabor também tem dado destaque à carne suína e, por esta razão, vem sendo utilizada inclusive em pratos que, tradicionalmente, foram idealizados com outros tipos de proteína, como boi e frango. “A carne de porco pode compor uma feijoada, um churrasco e um arroz temperado. São muitas opções para o consumidor, de pratos muito presentes na culinária brasileira. Ou seja, essa carne está ligada às origens do país. A carne suína é a mais consumida no mundo e ainda há muito espaço no mercado”, destaca Pacheco.

Segundo uma pesquisa do Guia Viajar Melhor em parceria com uma agência de marketing turístico, a Travel Media PR, o prato favorito dos brasileiros é a Feijoada. O levantamento criou um ranking com os 10 melhores pratos típicos do Brasil e entre os mais votados, a Feijoada alcançou a primeira posição. Tipicamente preparada com carnes de porco, como calabresa, paio, costelinha, lombo e bacon, a Feijoada combina essas carnes com o feijão. Além disso, é servida com arroz, farofa, laranja, couve e, para quem gosta, com uma pitada de pimenta. A Saudali, especialista em carne suína, separou uma receita desta iguaria da gastronomia brasileira, confira: Receita Feijoada Saudali, por Clara Senra.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Hipnose clínica: Descubra o poder da hipnoterapia para transformar vidas

Artigo Anterior

Cineasta Siao Feerum lança Escola Imersiva de Cinema, idealizada pela FeerumLab

Relacionados