Circuito Metropolitano de Hip-Hop e Culturas Urbanas começa hoje, em BH

O Grito Periferia


O objetivo do evento é fortalecer as culturas juvenis periféricas por meio da capacitação técnica e artística

A partir do dia 6 de junho, Belo Horizonte e região metropolitana receberão a programação do Circuito Metropolitano de Hip-Hop e Culturas Urbanas que prevê desdobramento na 4ª Edição Seminário “O Grito da Periferia” do setor. A noite de abertura promete muita animação com apresentação da Batalha da P7 e roda de conversa sobre o tema: “Potências e Desafios da Cultura Hip-Hop”, a partir das 18h, no espaço P7 Criativo.

O evento é organizado pelo Vamos Juntos Periferia, Instituto Macunaíma e, em parceria com a Nação Hip-Hop Brasil, com o apoio de parcerias locais e do poder público, como a Prefeitura de Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete e o Governo de Minas.

O Circuito ocorrerá de maneira descentralizada para alcançar diferentes pontos da capital e região metropolitana. E neste ano, ocupará sete lugares de encontro: o espaço P7 Criativo, onde ocorrerá a abertura; a pista de skate do Barreiro, Associação Coletiva, na regional Norte de BH; Ocupação Pátria Livre, na regional noroeste; a cidades de Conselheiro Lafaiete, Itaúna, e o encerramento com a realização da 4ª Edição do Seminário Colaborativo será na região central de BH.

O evento tem como público mobilizador aqueles que se organizaram em torno da cultura Hip-Hop como agentes culturais, artistas, produtores, organizações, coletivos, pesquisadores e, claro, a juventude. Já a programação tem foco na qualificação técnica e artística através de rodas de conversa, workshops e debates. Entre as oficinas realizadas estarão: Música e Improvisos (RAP, MC e Batalha); Breaking e Danças Urbanas (trabalhando a expressão corporal); DJ e Produção Musical (Discotecagem e produção de Beat); Graffiti e Artes Urbanas (Técnicas de Desenho e Escritas Urbanas); Sarau e Slams (Poesia, Literatura e Escrevivências).

Além de reforçar a força do Hip-Hop e das culturas urbanas, o Circuito também se afirma como um agente social, como destaca Rodrigo Zacarias, presidente do Instituto Macunaíma, projeto que atende crianças e adolescentes no Barreiro. “O Circuito é uma contribuição enorme para o trabalho que realizamos aqui ao longo do ano. Em um único evento as crianças têm acesso à arte, cultura e educação. Tudo isso, num contexto que conversa com a realidade delas com pessoas que até mesmo fazem parte das suas comunidades”, ele reflete.

Presente no Brasil há cerca de 40 anos, a cultura Hip-Hop também tem mexido com o cenário político do país. Em Minas Gerais não seria diferente, o estado é berço de grandes expoentes da cultura e ainda hoje o Hip-Hop movimenta o setor cultural em todo o estado e impactando o País. O presidente nacional da Nação Hip-Hop e curador do Circuito Metropolitano, Negro F, fala sobre essa importância. “A cultura Hip-Hop e elementos alcançaram território que são negligenciados pelo poder público, e se conectam e ecoam a voz das juventudes negras e periféricas. Então hoje a nossa luta enquanto cultura é que o Hip-Hop seja considerado uma política pública e tenha reconhecimento, investimento e valorização”, pontua.

PROGRAMAÇÃO
Circuito Metropolitano HIP-HOP RMBH
06/06 – Lançamento – P7 Criativo
15/06 – Itaúna – BDP e Projeto Vila
22/06 – BH – Pista do Barreiro/Mov. Barreiro
13/07 – BH Jardim Felicidade – Ass. Coletiva
20/07 – BH Pedreira Prado Lopes – Oc. Pátria Livre
A confirmar – Conselheiro Lafaiete – Break é Dança
09/08 – Encerramento Seminário Colaborativo RMBH

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Carta Verde: Tudo que você precisa saber para viajar de carro pelo Mercosul

Artigo Anterior

5ª edição do Festival Fartura Gastronomia Conceição do Mato Dentro é sucesso de público, reunindo cerca de 9 mil pessoas

Relacionados