Já estão abertas a submissão de trabalhos técnicos para o Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD) 2024, um dos eventos mais importantes do setor, que será realizado em outubro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Os trabalhos científicos poderão ser submetidos nas modalidades de “Resumo Expandido” e “Artigo Completo”. As normas, o modelo de trabalho e o formulário submissão estão disponíveis na página https://doity.com.br/cbgdeexpogd2024/artigos. A comunicação de aceitação dos trabalhos será divulgada a partir do dia 01 de setembro, e a submissão da versão final dos aprovados deverá ser feita até o dia 15 de setembro.
Temas dos trabalhos técnicos do CBGD
O CBGD aceitará trabalhos que abordem uma ampla gama de temas relacionados à geração distribuída (GD). Os temas abordados são:
- Fontes de GD: solar, eólica, hídrica, biogás, biomassa, hidrogênio
- Armazenamento de energia em GD
- Mobilidade elétrica e seu impacto na GD
- Eficiência energética, medição e gestão em GD
- Comunicação, monitoramento, sistemas inteligentes e controle de GD
- Certificação, segurança e qualidade de sistemas de GD
- Impactos da GD no Sistema Elétrico de Potência
- Tecnologia de equipamentos de Geração Distribuída
- Modelagem de Negócios em GD
- Economia, sustentabilidade, regulamentação e políticas públicas em GD
- Educação e treinamento em GD
- Outros tópicos relacionados à GD
O coordenador científico do CBGD 2024, Prof. Dr. Lucas Vizzotto Bellinaso (UFSM), destaca que os trabalhos serão avaliados por um comitê científico composto por professores e profissionais da área, com base em critérios de inovação, relevância, qualidade de conteúdo e qualidade de redação. Ao todo, serão selecionados 30 trabalhos para apresentação oral no CBGD, com possibilidade de ajuste a critério da comissão organizadora.
Dos 30 apresentados, os 10 melhores receberão menção honrosa e passarão por uma nova avaliação da versão final submetida, sendo que os 5 mais bem avaliados serão contemplados com prêmios em dinheiro. Os trabalhos científicos de destaque poderão ser convidados a publicar em edições da Revista RBS Magazine – Revista Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.
“CBGD é uma oportunidade para a academia divulgar suas pesquisas para profissionais e empresas do mercado de geração distribuída, em um dos maiores eventos do setor no Brasil”, explica o professor.
Mais informações ou dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail de contato: [email protected].