Nos dias 11 e 12 de setembro de 2024, o Centro de Convenções Vasco Vasques II, em Manaus, Amazônia, será palco da 26ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída com Fontes Renováveis da região Norte (Fórum GD Norte).
Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, assim como promovido pela Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (SEMIG) do Amazonas, com apoio de mídia do Por Dentro de Minas e Brasil Agora Online, o evento reunirá provedores de soluções, EPCs, integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais e acadêmicos com atuação direta ou indireta na geração distribuída oriunda de fontes renováveis de energia para juntos debater o cenário atual do setor, bem como suas oportunidades.
Segundo a organização, o Fórum tem como objetivo principal reunir a cadeia produtiva do setor de Geração Distribuída com Fontes Renováveis no Norte do Brasil, focando em oportunidades de negócios, discussões sobre barreiras regulatórias, impedimentos jurídicos, tecnologias inovadoras, financiamento, capacitação e perspectivas de crescimento.
“Mais uma edição do Fórum GD Norte, agora na cidade de Manaus, no Amazonas. O evento, na verdade, retornando à cidade de Manaus. Já fizemos um evento aí. Então, o Grupo FRG continua esse trabalho de desenvolvimento regional em estados como Tocantins, Belém em duas ocasiões, agora Manaus a segunda ocasião. Todos já receberam esse que é o maior evento de geração distribuída com fontes renováveis em toda a América Latina” comenta Tiago Fraga, diretor do Grupo FRG Mídias & Eventos.
“Então, o evento chega à capital manauara, num momento muito importante para a geração distribuída, onde mais de dois milhões e meio de sistemas estão conectados à rede. E quando se fala em unidades consumidoras, esse universo se aproxima aí de três milhões de unidades. Então, são números expressivos da região do Brasil como um todo” completa Fraga.
Geração distribuída na região Norte
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geração distribuída de energia atingiu a marca de 30 GW de potência instalada em julho de 2024, com a região Norte contribuindo com 2 GW. Apesar de ser a região com menor participação no setor, o Fórum GD Norte representa um importante mecanismo para desenvolver e impulsionar a produção de energia renovável na área.
Fraga comenta que a região Norte tem participado cada vez mais efetivamente, e há grandes possibilidades de negócios na área. Empresas e indústrias internacionais, por exemplo, estão se instalando na região, de olho no mercado crescente. Assim, o Fórum GD Norte pretende colaborar ainda mais com esse crescimento.
“Esperamos impulsionar o uso de baterias e a chegada de energia elétrica em comunidades ribeirinhas e isoladas. Estamos certos de que o evento será um divisor de águas para a região Norte, especialmente para o Amazonas, e que o número de conexões e potencial instalado irá disparar após o evento. O ambiente propício à geração de negócios, networking, e a criação de empregos e parcerias fortalecerá o avanço da geração distribuída na região” finaliza o especialista.
Simultaneidade com o 2º Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia
O Fórum GD Norte também trará novidades esse ano. Ele acontecerá simultaneamente ao 2º Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia, considerado o maior evento de sustentabilidade e inovação do Brasil.
Durante o evento, que será realizado no mesmo local que o Fórum GD, o Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia apresentará uma série de palestras abordando a importância, vantagens e oportunidades das energias limpas, do Polo Industrial de Manaus, da mitigação e compensação de gases de efeito estufa e outros temas.
Segundo a organização, também haverá um espaço dedicado a oportunidades de negócios, onde os participantes poderão acompanhar, debater e expor suas ideias.
Para mais informações sobre o Fórum GD Norte e o 2º Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia, basta acessar os sites oficiais de cada evento pelos links: www.forumgdnorte.com.br e www.forumamazonia.com.br