Foto: Jonathan Nunes.
Penúltimo episódio da temporada que conta com três transmissões aborda o tema “Como criar redes para circular com o trabalho musical e fazer parcerias no campo saúde e cultura?”
Dando continuidade ao sucesso do 1º Festival de Música Doida, patrocinado pelo projeto Natura Musical, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o multiartista e mediador Babilak Bah anuncia o segundo podcast, intitulado “Como criar redes para circular com o trabalho musical e fazer parcerias no campo saúde e cultura?”. O evento será transmitido ao vivo no dia 25 de julho, quinta-feira, às 19h, pelo canal oficial do Babilak Bah no YouTube.
O podcast abordará a importância de criar redes de apoio e trocas de saberes em um cenário competitivo, especialmente no contexto da reforma psiquiátrica brasileira, que possibilitou o surgimento de inúmeros grupos musicais e coletivos, incluindo blocos de carnaval. A roda de conversa visa discutir como essas redes podem ser efetivas e politicamente relevantes.
O mediador do evento será Babilak Bah, artista do ruído, poeta e arte educador, conhecido por sua atuação em diversas áreas da arte e pelo trabalho desenvolvido com o grupo Trem Tan Tan. Entre os convidados estão Cris Lopes, psicóloga sanitarista de orientação psicanalítica pichoniana, pesquisadora, consultora e docente em políticas públicas intersetoriais, com foco em arte, saúde, cultura, trabalho e direitos humanos. Ela é idealizadora do Programa Municipal de São Paulo, Centros de Convivência e Cooperativa, e coordenadora do Coral Cênico Cidadãos Cantantes. Ela também é feminista e militante da luta antimanicomial.
O episódio contará também com Françoise Jean de Oliveira Souza, doutora em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Ela é gestora cultural e consultora em patrimônio, atualmente diretora de Políticas Culturais e Participação Social da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, coordenando a Política Municipal Cultura Viva. E ainda, Marcos Evando, usuário da saúde mental e integrante do Trem Tan Tan, também participará, trazendo uma perspectiva única sobre a produção cultural a partir da vivência de um usuário dos serviços de saúde mental.
Babilak Bah destaca a importância do evento: “Este podcast é uma oportunidade única para discutirmos como podemos fortalecer nossas redes de apoio e parcerias no campo da saúde e cultura. Através da troca de experiências e saberes, podemos encontrar soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos e promover a inclusão e a valorização de todos os envolvidos na produção cultural.”
O 1º Festival de Música Doida foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais (LEIC), ao lado do Festival Pá na Pedra, Jack Will, Natania Borges, N’zinga, Paige e ruadois. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 160 projetos de música até 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira como Maíra Baldaia, Sérgio Pererê e Meninos de Araçuaí.
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem-estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.
Serviço
1º Festival de Música Doida apresenta o podcast “Como criar redes para circular com o trabalho musical e fazer parcerias no campo saúde e cultura?”
Data: 25 de julho, quinta-feira
Horário: 19h
Transmissão: Canal do Babilak Bah no YouTube: https://youtube.com/live/
Patrocínio: Projeto Natura Musical através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
Produção: Zenpreto Produções e Ponto de Cultura Trem Tan Tan
Realização: Minas Criativa e Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais