Projeto Cine Vida oferece oficinas gratuitas de audiovisual em centros culturais

As oficinas gratuitas criarão um longa-metragem com as cenas produzidas pelas 8 turmas de diferentes territórios da cidade
Foto: Anna Clara Carmem.


Com a proposta de desenvolver habilidades que vão desde roteiro, direção, fotografia, arte, produção, e entre outras etapas fundamentais na produção audiovisual, o Projeto Cine Vida oferece oficinas gratuitas para os interessados em conhecer mais sobre a sétima arte. As inscrições estão abertas para as turmas nos centros culturais São Geraldo (19/08 a 14/09), Liberalino Alves de Oliveira (09/09 a 05/10), e Pampulha (23/09 a 19/10), e podem ser feitas gratuitamente pelo link: bit.ly/CineVida2024.

 

Cada curso tem uma média de duração de um mês, com três encontros semanais. Durante a realização do projeto, seus participantes serão incentivados a desenvolver sua sensibilidade artística, sua relação com o mundo por meio do cinema. As oficinas propõem a compreensão e prática dos participantes de contextos colaborativos, introduzem a linguagem cinematográfica e seus conceitos técnicos, teóricos e filosóficos sobre o cinema. Aliando teoria e prática, o projeto trará subsídios para os participantes entenderem e realizarem todas as etapas da produção de um filme, utilizando-se de diversos recursos de linguagem e narrativa. Para garantir a acessibilidade a pessoas surdas, uma turma contará com tradução em LIBRAS. A oficina com acessibilidade em LIBRAS será realizada no Cine Santa Tereza, de 16/07 a 10/08, (das 16h às 19h).

 

Em 2024, o projeto propõe produções de cenas em torno da temática “Afetos possíveis”, que busca apresentar o olhar dos alunos para os sentimentos em suas mais variadas expressões subjetivas das emoções, tendo em comum o cenário: territórios de Belo Horizonte. Ao final das aulas, o projeto irá produzir um longa-metragem colaborativo que terá uma exibição em uma sala de cinema na última etapa do projeto, em que cada turma contribuirá com uma cena do filme, como destaca o coordenador do projeto Leandro Wenceslau.

 

“A proposta deste ano é a criação de um filme de longa-metragem de forma coletiva, através da construção de um grupo muito plural de alunos divididos nas oito turmas de diferentes regiões da cidade. A proposta se inspira em projetos como a franquia ‘Paris, eu te amo’ e filmes como ‘Sonhos’, do diretor Akira Kurosawa, que trazem uma proposta de construção de uma obra que apresenta fragmentos de histórias. Nossa ideia é conectar essas narrativas através da temática ‘Afetos possíveis’ e pelo pano de fundo da cidade de Belo Horizonte”, explica o coordenador.

 

Ao todo o projeto conta com 8 turmas neste a no e desde junho as oficinas já passaram pelo Museu da Moda, Cine Santa Tereza e pelos Centros Culturais Jardim Guanabara e Usina de Cultura.

 

Projeto Cine Vida

 

O Cine Vida é um projeto de oficinas de iniciação ao universo audiovisual, voltadas principalmente para formação de jovens e adultos interessados em conhecer o universo do audiovisual. O enfoque é na formação dos jovens, principalmente de áreas de vulnerabilidade e com pouco acesso a cultural e lazer, mas serão aceitos inscrições de todos os públicos independente de cor, sexo ou condição social. As oficinas serão ministradas por profissionais da área audiovisual e cada uma buscará valorizar as identidades e memórias do patrimônio cultural material e imaterial das comunidades. Além de se pautarem na criação de práticas de investigação, produção e difusão artística e intelectual dos participantes. Além de promover o protagonismo juvenil na gestão de todo processo de criação dos trabalhos artísticos e contribuir para formação profissional técnica e artística dos alunos.

 

No site do Cine Vida, o público terá oportunidade de conhecer detalhadamente o projeto, os filmes realizados, materiais complementares como making of, textos críticos sobre os trabalhos e um espaço de discussões para os alunos. O site também servirá como vitrine para promoção do filme realizado e possibilitará o contato do público com esses novos realizadores. Essas ações permeiam o objetivo principal do projeto de contribuir para a formação de novos realizadores que se apropriem do exercício do audiovisual.

 

Coordenador do Projeto

 

Leandro Wenceslau é mestre em Artes pela PPGArtes-UEMG, sócio da produtora audiovisual Estalo Criativo e possui experiência na direção, produção, edição e roteirização de filmes e vídeos publicitários, corporativos e culturais. Seu primeiro curta-metragem “Enquanto Ainda é Tempo”, foi exibido em mais de 30 festivais e mostras não apenas no Brasil, mas também em países como Peru, Colômbia, Argentina, Chile, Estados Unidos, Sérvia, Austrália e Itália. Além de canais de TV como Canal Brasil, e em plataformas de streaming, acumulando mais de 15 milhões de visualizações no YouTube. Ele também é produtor e roteirista do curta-metragem “Dourado”, que foi exibido em importantes mostras como a CineOP, CineBH, Mostra de Cinema de Florianópolis e Mostra Sesc, dentre outras. Ainda, é o idealizador e coordenador do projeto Cine Vida, que oferece oficinas de formação audiovisual e atua em centros culturais na cidade de Belo Horizonte desde 2015. Atualmente, está realizando seu primeiro longa-metragem, o documentário “Lar”, que foi premiado com o prêmio DOCSP, no 9º Brasil CineMundi – 9th International Coproduction Meeting. Em 2023, lançou o curta-metragem “Bolha” projeto vencedor do prêmio de melhor filme no 21º FICI e com estreia na 26º Mostra de Tiradentes, percorrendo mostras como a 18ª Mostra De Cinema de Ouro Preto, 17ª CineBH International Film Festival, 22ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, 31º Festival Mix Brasil, Merlinka Queer Festival, dentre outros. Atualmente, está em fase de produção dos filmes de média-metragens “O Mundo dos Sonhos” e “Histórias de Sofia”.

 

Serviço

Projeto Cine Vida

Oficinas de iniciação ao universo audiovisual

De 04 de junho a 19 de outubro de 2024

Inscrições abertas: A partir de 17 de maio

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Gratuito

Inscrições pelo link: https://bitlybr.com/tmAP

Site: www.oficinacinevida.art.br

Redes sociais:instagram.com/oficinacinevida | facebook.com/oficinacinevida

Mais informações: [email protected]

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Plástica X Mercado: as redes sociais e a qualidade dos procedimentos cirúrgicos

Artigo Anterior

Segurança no Anel Rodoviário de Belo Horizonte: Necessidade de Mudanças Urgentes

Relacionados