Empresa especializada em climatização e qualidade do ar destaca a importância de um ambiente de trabalho saudável.
Com a chegada do inverno, é comum que as pessoas passem mais tempo em ambientes fechados, seja em casa ou no trabalho. No entanto, o que muitos não sabem é que a qualidade do ar nesses locais pode afetar diretamente a saúde e a produtividade. De acordo com Dauren Monteiro, CEO da Mar Brasil, empresa especializada em climatização e diagnósticos da qualidade do ar, um ambiente de trabalho insalubre pode se tornar um terreno fértil para o surgimento de doenças.
“Nos dias mais frios, nos aglomeramos em ambientes fechados, principalmente no trabalho. Isso, somado a uma má qualidade do ar, pode facilitar a transmissão de doenças respiratórias e causar alergias”, alerta Monteiro. Ele explica que bactérias perigosas, como a Legionella pneumophila, podem se espalhar facilmente pelo sistema de ar-condicionado, colocando a saúde dos funcionários em risco.
Fundada em 1997, a Mar Brasil atua no segmento de climatização, com a missão de proporcionar conforto térmico e máxima qualidade do ar para ambientes corporativos e educacionais. Atualmente, a empresa gerencia mais de 4.500 ambientes simultaneamente. “Nosso compromisso é com o ar que sua empresa respira”, afirma Monteiro.
Mas afinal, como garantir um ambiente de trabalho saudável? Segundo Monteiro, implementar um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) é fundamental. “O PMOC garante a limpeza e desinfecção regular dos sistemas de climatização, mantendo a qualidade do ar. Além disso, ele é obrigatório por lei”, explica.
A Mar Brasil oferece serviços de PMOC 100% digital, com aplicativo de campo e painel web para acompanhamento em tempo real. Cada equipamento possui um QR Code com registros fotográficos das manutenções realizadas. “Nossos técnicos são treinados e nossos processos auditados para garantir a máxima qualidade”, garante Monteiro.
Os benefícios de um ambiente com ar de qualidade vão além da saúde. Um estudo da Escola de Saúde Pública de HARVARD com 300 empresas em 6 países, revela como a qualidade do ar no escritório ou Home Office pode afetar a cognição e a produtividade dos colaboradores. “Um ambiente de trabalho com ar limpo e saudável melhora o bem-estar e a produtividade dos funcionários. Também reduz os gastos com energia elétrica e os impactos com afastamentos médicos”, muito comuns, destaca o CEO da Mar Brasil.
E no inverno, qual o papel do ar-condicionado? Monteiro explica que, nos dias frios, o aparelho deve ser ligado na função ventilação. “Isso ajuda a filtrar o ar e proteger contra doenças respiratórias e alergias. Mas é fundamental que ele esteja higienizado, de preferência com um biocida especial”.
A Mar Brasil disponibilizará gratuitamente um e-book sobre o impacto da qualidade do ar na produtividade das empresas. “Queremos conscientizar sobre a importância de um ambiente de trabalho saudável, seja presencial, híbrido ou home office”, afirma Monteiro.
Para saber mais, acesse o site marbr.com.br ou siga a empresa no Instagram @marbr.com.br e @DaurenZM.