Jornalista & Editor BH/MG:
Felipe de Jesus
Siga: @felipe_jesusjornalista
Imagem: Silvio Santos/Divulgação
Um dos maiores nomes da comunicação brasileira, Silvio Santos, faleceu aos 93 anos. A informação foi confirmada pelo SBT em suas redes sociais. Silvio estava internado em um hospital particular desde o início do mês.
O apresentador foi um dos maiores nomes da televisão brasileira, em especial à frente do Programa Silvio Santos, que comandava desde 1963. Além disso, do SBT, que entrou no ar no ano de 1981.
Em 18 de julho de 2024, o comunicador foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, para se recuperar de H1N1. Teve alta dois dias depois. Em 1º de agosto do mesmo ano, voltou a ser hospitalizado, segundo a assessoria de imprensa da emissora, para passar por exames de imagem.
História
Silvio Santos nasceu com o nome de batismo Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Seus pais, Alberto e Rebeca, eram imigrantes de origem judia, e ele foi o mais velho de cinco irmãos.
Estudou contabilidade e, no tempo livre, trabalhava como camelô nas ruas do Rio de Janeiro, vendendo canetas e capas de plástico para títulos de eleitor nas eleições de 1946. Na mesma época, começou a fazer pequenos trabalhos de locução de rádio.
Aos 18 anos, em 1948, serviu o Exército na Escola de Paraquedistas. Aos domingos, trabalhava para uma rádio no Rio. Após sair do exército, continuou como locutor, entre outros trabalhos, como a venda de anúncios em caixa de som na barca Rio-Niterói.
Em 1954, Silvio assinou o primeiro contrato fixo como locutor, na Rádio Nacional de São Paulo. Depois, foi chamado pelo empresário Manuel de Nóbrega para ser animador de seu programa. Passou pela TV Globo, saiu em 1975 e depois montou o SBT.
Eterno nos corações
Vai o comunicador, mas fica a sua simpatia e alegria de um nome importante e marcante na história da televisão brasileira. Grande e inesquecível Silvio Santos.