Anatel vai identificar autores de ligações telefônicas para combater golpes



Vivo, Claro, Tim, Oi, Algar Telecom e Sercomtel já anunciaram adesão ao plano

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou um novo sistema de comunicação entre as operadoras, que deverá ser colocado em prática nos próximos dias, possibilitando a identificação do autor de uma ligação, mesmo que o contato não esteja salvo.

A medida busca combater as fraudes da falsa central telefônica. O sistema dependerá de participação voluntária por parte das empresas de telecomunicação. Vivo, Claro, Tim, Oi, Algar Telecom e Sercomtel já anunciaram adesão ao plano, segundo informações do jornalista Pedro Teixeira, da Folha de São Paulo.

Nos golpes da falsa central telefônica, criminosos se passam por serviços de grande credibilidade com o público, como os Correios, a Caixa Econômica Federal e outros bancos, em geral, para pedir transferência via Pix.

Anatel

O novo serviço da Anatel, chamado de “origem verificada”, foi criado pelas próprias empresas, com articulação da agência. O usuário que receber a ligação verá, então, na tela do celular, o nome da empresa que está ligando e o motivo da chamada.

A autenticação da chamada só estará disponível para celulares que acessem a rede 4G ou 5G. Em alguns aparelhos, será necessária a atualização do sistema operacional.

A Anatel estima que 500 empresas de telemarketing são responsáveis por 80% do tráfego de chamadas. O serviço de “origem verificada” deve ser ativado a partir de solicitação com as próprias operadoras.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Nova Forma de Empreender no Mercado Imobiliário Americano: Retorno Certo com 24% APR

Artigo Anterior

Empresas de cosméticos terão novas regras de monitoramento

Relacionados