Projeto Coragem transforma fachadas com arte anticolonial em Belo Horizonte e fará pintura próximo ao Hospital Belo Horizonte
Quem passar pela Avenida Antônio Carlos terá uma nova arte para apreciar a partir de setembro. Isso porque, a artista visual Kawany Tamoyos realizará, entre os dias 10 e 18 de setembro, o projeto Coragem, com a pintura de duas empenas, ao todo 234m², no bairro São Cristóvão, em Belo Horizonte. As obras trarão mais cores para o espaço urbano e juntas irão retratar a força e a ancestralidade de mulheres indígenas e negras. As pinturas serão realizadas nas fachadas do prédio localizado na Rua Popular, 88, voltadas para a Avenida Antônio Carlos, uma das principais vias com fluxo de pessoas e veículos na capital mineira.
No corpo das empenas, Kawany pintará duas figuras femininas, uma indígena e outra negra, conectadas pelo terceiro olho, um símbolo de intuição e ancestralidade. O objetivo da obra é inspirar coragem e força, reforçando a presença poderosa das mulheres racializadas na sociedade. “O projeto Coragem busca representar a conexão ancestral e espiritual entre mulheres que, historicamente, tiveram suas vozes silenciadas, mas que agora ocupam espaços públicos com força e dignidade”, explica Kawany. A pintura ainda contará com texturas e padrões criados por artistas indígenas convidados: Varusa, do Amapá, e Nilo Ybyra, de Belo Horizonte.
Kawany Tamoyos é uma artista visual e comunicadora latino-americana de origem indígena, que, desde 2014, ocupa as cidades com suas obras. Sua trajetória artística é marcada pela busca de subverter estereótipos sobre o feminino e os povos indígenas, utilizando o graffiti como forma de resistência e afirmação de identidade. Ela coordena o Todas BR, uma rede latinoamericana de mulheres e queers artistas urbanas, e já participou de exposições, festivais e editais, incluindo murais em diversas regiões do Brasil e outros países.
A artista possui outros murais conhecidos em BH, um deles intitulado “RAÍZES” (2018), de 120m², na Av. Antônio Carlos, no Viaduto República do Congo, com uma mulher vermelha deitada. Em 2022, Kawany pintou em São Paulo sua primeira empena autoral “Atenta e Forte”, que fez parte do projeto “YKAMIABAS: Mulheres que Tocam o Céu” iniciativa resultante do mapeamento “Graffiteiras Indígenas”. A artista também assinou a cenografia do trio do bloco Truck Do Desejo, do Carnaval de 2024, que homenageou importantes personalidades de diferentes gerações da história da música brasileira. Ela acaba de voltar de eventos internacionais no Peru e na Colômbia.
Projeto Coragem
O projeto Coragem, financiado pela Lei Paulo Gustavo, é um marco importante na trajetória de Kawany, que pela primeira vez assina a pintura de uma empena solo em Belo Horizonte. A escolha das empenas na Avenida Antônio Carlos, uma via de grande circulação, visa potencializar o impacto visual e social da obra. A equipe envolvida no projeto é composta por 99% de mulheres e dissidentes de gênero, majoritariamente não-brancas, reforçando a proposta de reparação histórica e inclusão no mercado da arte, tradicionalmente dominado por homens brancos.
Serviço
Projeto Coragem: Pintura de Empenas | Artista Kawany Tamoyos
Data da pintura: De 10 a 18 de setembro
Local: Rua Popular, 88 – São Cristóvão, Belo Horizonte
Fachadas voltadas para a Avenida Antônio Carlos