Um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revela que os idosos são os alvos preferidos de criminosos que investem em técnicas de engenharia social e pressão psicológica para aplicar golpes.
Como forma de prevenir as fraudes, a Febraban divulgou os dez golpes mais comuns aplicados em idosos e como evitar cada em cada modalidade desses crimes. Veja:
Febraban divulgou os dez golpes mais comuns aplicados em idosos e como evitar cada em cada modalidade desses crimes
Golpe da falsa central eletrônica
Nessa modalidade de golpe, os criminosos se passam por funcionários de bancos, dizem que há problemas na conta do cliente e pedem dados pessoais e financeiros. Para evitar cair, é recomendável que sempre se desconfie de ligações solicitando informações sensíveis. Bancos não pedem senhas ou transferências por telefone. Em caso de dúvida, desligue e contacte o banco pelos canais oficiais.
Golpe do falso empréstimo consignado
Nesse golpe, os fraudadores oferecem empréstimos vantajosos, mas pedem depósitos antecipados para “taxas” ou “garantias”. É importante que as pessoas sempre desconfiem de ofertas muito vantajosas.
Empréstimos legítimos nunca exigem pagamentos antecipados, seja de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), taxas falsas para abertura de cadastros ou antecipação de parcela.
Ajuda suspeita em caixas eletrônicos
Bandidos oferecem ajuda em terminais de autoatendimento para visualizar senhas e trocar cartões. Para evitar, sempre procure funcionários oficiais e identificados do banco para assistência.
Golpe do falso presente de aniversário
Os golpistas criam sites falsos de e-commerce e anúncios fraudulentos em redes sociais.
Sempre desconfie de preços muito abaixo do mercado e prefira sites conhecidos para compras.
Clonagem de WhatsApp
Nessa modalidade, golpistas descobrem o número da vítima e tentam obter o código de verificação do WhatsApp para clonar a conta. Para isso, eles enviam uma mensagem fingindo ser do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) de site de vendas ou de empresa onde a vítima tem cadastro. Eles solicitam o código de segurança, afirmando se tratar de um protocolo ou confirmação de cadastro.
Ative a verificação em duas etapas e nunca compartilhe códigos de segurança para evitar cair nesse golpe.
Phishing (de “fishing”, pescaria)
Nesse golpe, fraudadores enviam mensagens e e-mails falsos com links maliciosos para obter dados pessoais. Não clique em links suspeitos e mantenha seu antivírus atualizado.
Falso motoboy
Golpistas fingem ser funcionários do banco e ligam para a vítima para afirmar que o cartão teria sido clonado. Eles pedem a senha e instruem a pessoa a partir o cartão no meio. Em seguida, enviam um falso motoboy para recolher o cartão. Mesmo cortado no meio, o chip do cartão ainda funciona;
Fique sempre atento, pois bancos nunca recolhem cartões pessoalmente. Não entregue seu cartão a ninguém nem forneça senhas por ligação telefônica.
Troca de cartão
Criminosos que se passam por vendedores prestam atenção na digitação de senha e trocam o cartão do cliente na hora de devolvê-lo. Confira sempre se o cartão devolvido é o seu e, se possível, não o entregue a terceiros.
Falso sequestro
Golpistas simulam o sequestro de um familiar e exigem resgate imediato.
Como evitar: mantenha a calma, não forneça nomes e tente contatar o suposto sequestrado por outros meios. O ideal é deixar combinado com família e amigos uma senha ou uma palavra-chave para situações reais de perigo.