Crescimento no mercado de startups em biotecnologia impulsiona a busca por qualificação em marketing



Brasil é o país com maior número startups na América Latina

O Brasil se destaca como o maior hub de startups na América Latina. Entre 2013 e 2023, o país liderou o número de startups ativas na região, somando mais de 13 mil startups, o que representa aproximadamente 62,9% do total de startups da América Latina, segundo levantamento do Startupi. No mesmo período, o número de startups na região cresceu de 558 para 33.489, um aumento de 60 vezes, segundo o relatório Panorama Tech na América Latina 2023 do Distrito. Essas iniciativas têm fortalecido o ecossistema de inovação, consolidando o Brasil como um centro promissor para o desenvolvimento tecnológico.

Esse crescimento tem despertado o interesse de muitos em buscar qualificação, conhecimento e ampliar redes de contato — o famoso “networking”. Boas ideias, quando aliadas ao conhecimento e a contatos estratégicos, são elementos fundamentais para o sucesso, conforme destaca Igor Henrique, CEO da Explore Branding e publicitário: “O primeiro passo é sempre entender a necessidade do cliente. Depois, pensar na solução ideal para atender essa demanda. Nesse processo, a conexão com pessoas que podem contribuir para o crescimento do negócio é fundamental, seja por meio de cursos ou eventos que promovem esses encontros. ”, explica.
Seguindo essa linha, a Biominas Brasil, uma das mais reconhecidas instituições de inovação em biotecnologia no país, com 34 anos de experiência, convidou a Explore Branding, parceira do programa de benefícios Symbio, para uma masterclass exclusiva sobre marketing estratégico.
A Biominas tem uma longa trajetória de promoção do empreendedorismo em bio, desde a criação da primeira incubadora de biotecnologia do Brasil, em 1997, até o desenvolvimento de mais de 380 startups e projetos na área de bio. Ao longo dos anos, com a trilha de desenvolvimento de startups, que conta com pré-aceleração, aceleração e incubação, a instituição já formou mais de 2.500 alunos e incubou mais de 70 empresas, que geram conjuntamente mais de R$100 milhões em receita anual.
Para a Gerente da Biominas, Isabela Allende, gerar conexões e amadurecer o ecossistema faz parte da missão da empresa “Acreditamos que um ecossistema mais conectado é benéfico tanto para pesquisadores, empreendedores e startups, quanto para investidores, parceiros e agências governamentais.
Por isso, assim como nessa masterclass, todas as nossas iniciativas e parcerias reforçam os objetivos da Biominas de apoiar às startups em seus próximos passos de crescimento e a fazerem networking estratégico”, aponta. Dada a relevância do tema, que inicialmente seria apenas para às startups do BioStartup Lab 08, pré-aceleração da Biominas, o conteúdo se transformou em um evento aberto a todas as startups interessadas.
Os temas abordados são essenciais para o crescimento e posicionamento no mercado, incluindo: como construir uma marca forte e coerente, uso eficaz de redes sociais para negócios, estratégias de marketing com foco no LinkedIn e na imagem dos líderes empresariais, e como otimizar o marketing com orçamentos limitados explorando alternativas ao tráfego pago. Além da masterclass, a Explore Branding apresentará os benefícios exclusivos oferecidos às startups membro do programa Symbio, que podem potencializar suas estratégias de marketing e branding.
Outro destaque importante é a participação da Explore Branding neste evento, oferecendo o conteúdo através da iniciativa SustainBrands, um movimento criado para impulsionar o empreendedorismo sustentável e alinhar as marcas com práticas de impacto positivo, da qual a Biominas também é parceira.
A SustainBrands atua como uma plataforma colaborativa, promovendo inovação sustentável e apoiando empresas a integrarem práticas éticas e ecológicas em suas operações. Essa iniciativa visa não só o crescimento dos negócios, mas também o fortalecimento de uma cadeia de valor mais sustentável.
Igor Henrique, um dos idealizadores da SustainBrands, enfatiza a importância da sustentabilidade para o futuro das empresas: “A SustainBrands nasceu com o propósito de ajudar marcas a se conectarem com os desafios globais e locais de forma mais responsável e inovadora. Hoje, a sustentabilidade é uma condição essencial para a perenidade dos negócios. Nossa missão é democratizar o acesso ao conhecimento e às ferramentas que capacitem empreendedores a promoverem impacto positivo em toda a cadeia produtiva.”
Serviço:
  • Data: 29/10/2024
  • Horário: 09h – 12h
  • Plataforma: Zoom (link enviado após a inscrição)

 

Este evento foi pensado para que startups explorem estratégias de marketing eficientes e descubram como a parceria com a Explore Branding pode impulsionar seus negócios. Inscreva-se gratuitamente e participe!
Imagem: Freepik.
Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Cafeicultoras são destaque no Concurso Regional de Qualidade de Café das Matas de Minas

Artigo Anterior

Como unificar tradição e tecnologia no setor calçadista: o exemplo da Broker Club

Relacionados