O patriarcado e as estruturas históricas de poder que perpetuam a desigualdade



O patriarcado é um sistema de dominação baseado na ideia de que os homens detêm a autoridade moral, privilégio social, controle das propriedades e funções de liderança. No ambiente familiar ou doméstico, o pai ou figura paterna são a autoridade e assumem a responsabilidade total sobre as mulheres e as crianças.

Essa estrutura de poder profundamente enraizada em nossas instituições, costumes, valores e comportamentos se perpetua há séculos. Ele se manifesta de forma invisível, moldando as relações de gênero e reproduzindo desigualdades entre homens e mulheres, limitando o acesso das mulheres ao poder, à autonomia e à liberdade.

O que é patriarcado?

Patriarcado, significado segundo o dicionário:

  1. Dignidade ou jurisdição de patriarca;
  2. Exercício das funções de patriarca;
  3. Diocese dirigida por um patriarca;
  4. Tipo de organização social que se caracteriza pela sucessão patrilinear, pela autoridade paterna e pela subordinação das mulheres e dos filhos.

Ou seja, o patriarcado é um sistema social em que os homens detêm o poder e a autoridade sobre as mulheres e se baseia na ideia da superioridade masculina e da inferioridade feminina. Esse desequillíbrio permite que os homens tenham direito a uma posição dominante na sociedade.

O termo “patriarcado” deriva da palavra grega “pater”, que significa “pai”, e reflete a ideia de que o pai é a figura de autoridade e poder na família e na sociedade.

A diferença entre machismo e patriarcado

Machismo e patriarcado são conceitos relacionados, mas não são sinônimos. Enquanto o machismo é uma manifestação do patriarcado em nível individual, o patriarcado é um sistema social de opressão que sempre necessita do vínculo para existir – seja o pai ou o marido.

O machismo é o conjunto de atitudes e comportamentos que expressam a crença na superioridade masculina e na inferioridade feminina, uma espécie de manifestação do patriarcado no nível individual.

Já o patriarcado é um sistema social que estrutura as relações de poder entre homens e mulheres de forma hierárquica, favorecendo os homens, sejam nas relações familiares ou conjugais. É uma estrutura de dominação que se manifesta em leis, costumes, valores e comportamentos, sempre eliminando direitos e liberdades das mulheres em favor do desejo masculino.

A sociedade patriarcal

Uma sociedade patriarcal é uma sociedade organizada em torno de um sistema de poder masculino. Nessa sociedade, as mulheres estão subordinadas aos homens em todos os aspectos da vida, desde a família até o trabalho, a política e a cultura. Mas é importante lembrar que os homens a quem elas devem responder são pessoas com quem têm vínculos, como familiares ou cônjuges.

Na sociedade patriarcal,  o controle do corpo feminino se dá por meio de diversos mecanismos, incluindo leis, costumes e valores, todos pensados para limitar a autonomia da mulher sobre seu próprio corpo. O patriarcado define como as mulheres devem se vestir, os ideais que devem seguir e quais comportamentos são esperados delas – o que inclui o exercício da sexualidade.

Como um sistema de poder masculino, o patriarcado limita o acesso e a atuação das mulheres em todos os aspectos da vida comum, da política aos ambientes sociais. Isso significa que mulheres vão enfrentar dificuldades para ocupar cargos de liderança, ter acesso a recursos financeiros (como conta em bancos, cartão de créditos e até empréstimos) e participar ativamente das decisões que afetam a sociedade.

É importante lembrar que, no Brasil, por muito tempo o único lugar possível para uma mulher era o ambiente doméstico. Por isso, o acesso a diversos ambientes tidos como naturais para os homens foi conquistado tardia e com muita batalha pelas mulheres.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Retrospectiva Camille Billops chega a Belo Horizonte com programação gratuita e cópias restauradas

Artigo Anterior

Educação financeira e a economia do Brasil

Relacionados