Santa Casa BH celebra adesão ao Pacto Global da ONU com evento em Belo Horizonte



Imagem: Divulgação Santa Casa BH.

Reforçando seu compromisso com os valores universais de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, a Santa Casa BH, maior hospital do país em número de internações, oficializou sua adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), um marco importante em sua história. A assinatura simbólica do documento aconteceu na última quarta-feira, 9 de outubro, em um evento realizado no Salão Nobre da instituição. Estiveram presentes o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, diretores, superintendentes e outros colaboradores. Também compareceram o representante da ONU no Brasil, Fernando Yazbek, a doutora em direito internacional e direitos humanos, Maria Bueno, o secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, além de outras autoridades e convidados.

O evento teve o intuito de celebrar a adesão oficial ao pacto, realizada durante o “SDGs in Brazil 2024”, em Nova York, no mês de setembro. Segundo o provedor da Santa Casa BH, essa iniciativa coloca a instituição em um seleto grupo de organizações de saúde internacionalmente comprometidas com práticas éticas e sustentáveis, tornando-se o primeiro hospital 100% SUS do Brasil a fazer parte dessa rede.

“Hoje, renovamos o compromisso assinado na sede da ONU, em Nova York, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Reproduzimos essa ação aqui na Santa Casa BH para celebrar junto aos nossos colaboradores e parceiros e reafirmar a nossa posição em prol da conformidade e de um mundo melhor. Há 125 anos, a Santa Casa BH já compartilha os valores e princípios do Pacto Global, mas agora oficializamos esse compromisso, com o objetivo de acelerar a implementação de ações e medidas previstas. Esse é um motivo de orgulho para todos nós”, ressaltou Roberto Otto.

Especialista em sustentabilidade corporativa, Fernando Yazbek destacou a representatividade da adesão da Santa Casa BH. “A ONU é muito voltada para governos e estados, e a ideia do Pacto Global é justamente ser a ‘casa’ do setor privado dentro da organização. Para além da saúde, a Santa Casa BH também se torna, agora, uma referência para o pacto no Brasil, por ser o primeiro hospital 100% SUS a compor esse grupo no país. O efeito positivo disso é até difícil de mensurar, mas a tendência é que outras instituições sigam o exemplo”, pontuou o representante da ONU.

Como reiterado pelo provedor durante o evento, a assinatura do Pacto Global pela Santa Casa BH reflete o avanço de uma trajetória já em andamento. Isso porque, nos últimos anos, a instituição tem implementado práticas sólidas, alinhadas aos princípios do acordo, com destaque para ações em prol dos direitos humanos, diversidade e inclusão, responsabilidade ambiental e combate à corrupção.

Desde abril de 2024, a Santa Casa BH conta com uma Comissão de Ambiental, Social e Governança (ASG), pioneira entre os hospitais filantrópicos do Brasil, composta por 33 membros de diversas áreas. O grupo visa promover práticas sustentáveis, mitigar riscos, garantir o desempenho financeiro a longo prazo, atrair investidores responsáveis e fomentar uma cultura de responsabilidade social.

Representando o poder público, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais reconheceu o protagonismo da instituição nesse sentido.

“A Santa Casa BH está de fato à frente na busca de novas formas de se fazer saúde de qualidade e também está antenada nas tendências mundiais, pensando em sustentabilidade, compliance e todas as outras diretrizes que fazem parte do Pacto Global da ONU. Muitas empresas aderem à metodologia ASG por uma questão de mercado, mas a Santa Casa BH faz isso de forma genuína, sem esperar retorno financeiro. Essa é uma iniciativa muito robusta, que certamente gerará resultados positivos nos próximos anos”, enfatizou Fábio Baccheretti.

Durante o evento, a instituição também aderiu aos seguintes movimentos do Pacto:  Transparência 100% (sobre integridade empresarial), Mente em Foco (empresas comprometidas com a saúde mental de seus colaboradores), Ambição NetZero e Conexão Circular (redução da geração de resíduos e de emissões de carbono, até 2030) e Elas Lideram (comprometimento com a valorização da liderança feminina na organização).

 

Compromisso social na prática

Desde 2022, a Santa Casa BH tem reforçado sua atuação nas áreas de direitos humanos, ética e integridade. Um exemplo ocorre por meio do Programa de Diversidade e Inclusão, voltado para cinco grupos de afinidade: pessoas com deficiência (PCD), raça e etnia, LGBTQIAPN+, equidade de gênero e gerações. Além disso, a instituição também realiza treinamentos contra assédio moral, sexual e outros tipos de condutas abusivas.

A Santa Casa BH conta, ainda, com uma área de Compliance bem estruturada, com claras regras de conduta e rigorosos controles internos. A instituição atua ativamente para garantir que todas as suas lideranças e colaboradores adotem práticas transparentes e éticas, tanto no atendimento aos pacientes quanto nas relações com parceiros e fornecedores.

Na área ambiental, a Santa Casa BH adota uma abordagem inovadora, comprometida com a gestão consciente dos recursos naturais. A instituição conta com um setor especializado em Gestão Ambiental, responsável por monitorar o uso consciente da água, a gestão de resíduos e efluentes, a utilização de energia renovável e a preservação de áreas verdes em seu complexo hospitalar.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

"A mulher pode ter o cargo que quiser", diz Suellen Sartorato, estrategista de imagem

Artigo Anterior

Há 27 anos os "Titãs" lançavam o clássico "Acústico MTV"

Relacionados