Isabella Serricella: os passos de sapateado que levou a artista aos palcos de Nova York



Como bailarina e professora, Isabela divide seu tempo entre apresentações, cursos e workshops, muitos deles ministrados no Brasil e voluntariamente nos Estados Unidos.

Natural do Rio de Janeiro, Isabella Silva Serricella vem construindo uma carreira sólida como dançarina, atriz e sapateadora. Com uma trajetória que transita entre o teatro e a dança, sua versatilidade como artista multidisciplinar tem sido uma ponte entre os palcos do Brasil e de Nova York. 

De acordo com Isabella, todos os projetos que participou nos Estados Unidos até hoje foram como voluntária, no entanto, a bailarina se dedica a expandir o seu arco de trabalho para além de ser uma performer. “É um trabalho de construção profissional para  um futuro breve”, define Isabela que há dois anos, decidiu dar um novo passo em sua carreira, mudando-se para Nova York para seguir intensamente no sapateado. 

“Meu amor pelo palco é o que me move. No Brasil, muitas oportunidades estão ligadas ao ensino, mas eu quero mudar esse percurso e me dedicar mais às performances. Estou apostando em construir essa carreira em Nova York”, afirma.

Desde então, a bailarina já se apresentou em palcos consagrados como o Jazz Gallery e o New York Live Arts, além de participar de uma residência em Yale. Participou também de projetos com renomados artistas como Orlando Hernandez, Adriana Ogle, kamrDANCE com direção de Alexis Robbins, Melissa Almager e Derick K. Grant. 

De passagem pelo Brasil, Isabella Serricella vem dividindo seu tempo entre amigos, família e sua paixão pela  dança, por meio de workshops, cursos ministrados por ela e em parceria com o dançarino Josh Antonio, especializado em House Dance e espetáculos.

Em cartaz no Espaço Tápias, no último final de semana, com o espetáculo “Gestos Breves – Três Obras Curtas de Dança”, Isabella apresentou “Arranjos e Gambiarras”, ao lado de Larissa Ramalho, que assina a coreografia “Versátil” com seu coletivo contemporâneo e Mariana Castro, com o solo  “Dança das Cadeiras”. 

Carreira

Isabella Serricella começou sua carreira em peças infantis sob a direção de Bernardo Jablonski e Fabiana valor e conquistou sua primeira experiência profissional no icônico palco do Tablado. Paralelamente, sua paixão pelo sapateado começou cedo, aos 9 anos, e nunca mais foi interrompida. Sua formação continuou no Studio ValorArte, dirigido por Fabiana Valor, onde mergulhou no ballet clássico e no teatro. Ao descobrir a dança contemporânea na Faculdade Angel Vianna, redirecionou sua carreira, integrando conceitos de Laban, Pilates e a metodologia AV em sua prática.

A artista também brilhou como parte da Companhia Motiro, um coletivo independente de ex-alunos da Faculdade Angel Vianna, com quem recebeu o prêmio de 2º lugar no Festival SET, em Portugal, pelo espetáculo “Catarse”. A carreira de Isabella se expandiu para o Carnaval carioca, onde desfilou como guardiã do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Unidos de Vila Isabel, sob a direção de Ana Formighiere.

Apesar dos desafios pessoais, incluindo o luto pelo falecimento de seu pai em 2018 — seu maior incentivador na vida e na arte —, que a fez interromper temporariamente sua relação com a dança, Isabella perseverou e continuou a investir em sua carreira artística.

Durante a pandemia, fez uma mudança significativa para Florianópolis, onde colaborou com Daniela Alves no vídeo-dança “LUXOLIXO” e atuou como professora de dança contemporânea.

No Brasil, Isabella trabalhou com grandes nomes, como os diretores Júlia Stockler, Lionel Fisher, Flávia Tapias e Renato Vieira. Nos Estados Unidos, colaborou em trabalhos com referências do sapateado como Derick K. Grant, Leonardo Sandoval e Christina Carminucci, destacando-se no circuito nova-iorquino.

Com 19 anos de experiência no tap dance e uma sólida carreira no contemporâneo e no teatro, Isabella se descreve como uma artista movida por sua paixão pela performance. Seu objetivo é expandir sua trajetória nos Estados Unidos, colaborando com novos artistas e levando seus projetos autorais ao público internacional.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo
Vantagens do revestimento ripado em projetos comerciais - Foto: Divulgação

Vantagens do revestimento ripado em projetos comerciais

Artigo Anterior

Evento em BH promove networking artístico para a cena cultural da cidade

Relacionados