Projeto Little Heroes realiza procedimentos em crianças com cardiopatia congênita na Santa Casa BH



Paciente Esther Dias (e) e sua mãe, Bárbara Dias (d). Crédito: Alexandre Guzanshe.

Ação é uma parceria com a empresa Abbott e atenderá 15 pacientes, até o dia 9 de novembro

A Santa Casa BH se uniu à Abbott, empresa global de cuidados para a saúde, na campanha Little Heroes para o tratamento de cardiopatias congênitas de crianças no Brasil. Little Heroes é uma iniciativa global da Abbott na qual a empresa fornece suporte e dispositivos médicos para melhorar a saúde de bebês e crianças com problemas cardíacos ao redor do mundo.

Cardiopatia congênita é a anomalia mais comum no mundo em bebês.1,2 Aproximadamente 1 em cada 4 bebês com defeito cardíaco congênito necessita de uma cirurgia durante o primeiro ano3, mas 9 em cada 10 vivem em países sem acesso aos cuidados especializados que precisam para sobreviver.2-4 Por meio da parceria, a Abbott irá fornecer dispositivos para correção de problemas cardíacos em 15 crianças acompanhadas pela Santa Casa BH Hospital de Alta Complexidade 100% SUS e devidamente reguladas pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA/BH), seguindo assim as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação teve início no último dia 5 de novembro e termina no dia 9. Os procedimentos são realizados no Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT) da Santa Casa BH, por médicos da instituição.

Os hemodinamicistas pediátricos responsáveis pelos procedimentos, Dr. Roberto Max e Dra. Dr. Jaquelini Bertholini. Crédito: Alexandre Guzanshe.

O programa inclui acesso a produtos e dispositivos da Abbott usados para tratar bebês e crianças. Esses dispositivos pediátricos, como o Amplatzer™ Septal Occluder, para o fechamento de defeitos do septo atrial (ASD), e o Amplatzer™ Duct Occluder, para a oclusão do canal arterial (PCA), são capazes de salvar vidas e estão fazendo a diferença na vida de crianças em países onde são aprovados para uso. A PCA, diagnosticada em algumas das crianças atendidas pelo projeto, atinge cerca de 1 em 2 mil partos, sendo significativamente mais frequente em bebês prematuros5,6.

“Por meio do Little Heroes, a Abbott vem transformando a vida de crianças com problemas cardíacos em diversos países ao redor do mundo e que dificilmente teriam acesso a estas tecnologias inovadoras. Somente no Brasil, quase 100 crianças já tiveram suas vidas impactadas por nossas soluções e hoje podem viver de maneira mais saudável e plena”, afirma Andreia Vilar, Country Manager do negócio de Doenças Estruturais do Coração da Abbott no Brasil.

O diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH, Dr. Cláudio Dornas, reforça a importância da ação para levar uma assistência de qualidade para aqueles que mais precisam. “Essa parceria é um exemplo claro do nosso compromisso em promover saúde de ponta para todos, especialmente para as crianças que enfrentam desafios tão significativos. Ao unir esforços com a Abbott, estamos não apenas oferecendo tratamento a 15 crianças com cardiopatias congênitas, mas também reafirmando nossa missão de salvar vidas e proporcionar um futuro melhor para elas. Cada procedimento realizado é um passo em direção a um mundo onde cada criança tenha a chance de crescer saudável e plena”, diz.

Sobre a Santa Casa BH

Desde 1899, a Santa Casa BH leva saúde de ponta para todos. Atualmente, atende mais de 90% dos municípios mineiros, sendo o maior complexo de saúde do estado e a maior instituição do país em número de internações pelo SUS.

Essa “cidade da saúde” é formada por 10 unidades e conta com mais de 8 mil colaboradores e médicos, cerca de 1.200 leitos, 27 salas cirúrgicas, um moderno parque tecnológico, ambulatórios totalmente equipados e um corpo clínico de referência nacional. Oferece, ainda, mais de 40 especialidades médicas e realiza, anualmente, mais de 3,6 milhões de atendimentos.

A Santa Casa BH atua nos eixos de assistência à saúde; ensino, pesquisa e inovação e assistência Social. A instituição se destaca por ser referência no país em alta complexidade, em especialidades como  cirurgias cardíacas e neurológicas, transplante de órgãos e tecidos, oncologia, partos de alto risco, entre outras.

Sobre a Abbott

A Abbott é uma empresa líder global de cuidados para a saúde que ajuda as pessoas a viver plenamente em todas as fases da vida. Nosso portfólio de tecnologias que transformam a vida das pessoas abrange todo o universo de cuidados para a saúde, por meio de produtos e negócios líderes em diagnósticos, dispositivos médicos, nutrição e medicamentos de marca. Nossos 114.000 colaboradores trabalham para ajudar as pessoas em mais de 160 países.

Presente no Brasil há mais de 85 anos, sua estratégia local visa proporcionar às pessoas um melhor acesso a soluções médicas e de saúde inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento dos cuidados para a saúde no país. No Brasil, a empresa emprega aproximadamente 2.800 colaboradores e suas principais unidades ficam em São Paulo (sede administrativa); Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde estão as duas plantas produtivas da empresa.

Acesse www.abbottbrasil.com.br e fique em contato conosco pelo LinkedIn, Facebook, Instagram, X e YouTube.

Serviço

Projeto Little Heroes

Quando: o evento de abertura será no dia 5 de novembro, às 7h – os procedimentos serão nos dias 5, 7 e 9, das 8h às 19h.

Onde: Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT) da Santa Casa BH – Avenida Francisco Sales, 1111 – Santa Efigênia.

Referências:

1.         Van der Linde S., Birth Prevalence of Congenital Heart Disease Worldwide. A Systematic Review and Meta-Analysis J Am Coll Cardiol 2011; 58:2241–7.

2.         Hoffmann J., The global burden of congenital heart disease. Cardiovasc J Afr 2013; 24: 141–145.

3.         Moller JH, Taubert KA, Allen HD, Clark EB, Lauer RM. Cardiovascular health and disease in children: current status. A Special Writing Group from the Task Force on Children and Youth, American Heart Association. Circulation. 1994;89(2):923-930.

4.         The Heart Fund Manifesto 2015.

5.         James E. Dice and Jatinder Bhatia. Patent Ductus Arteriosus: An Overview. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3462096/#i1551-6776-12-3-138-b6

6.         Schneider DJ, Moore JW. Patent ductus arteriosus. Circulation. 2006; 114:1873–1882. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17060397/.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Celebre com Estilo: evento imperdível para noivos e debutantes em Belo Horizonte

Artigo Anterior

Alunos do Projeto Identid'Arte se preparam para gravações finais de filmes em MG

Relacionados