TRANSFORMANDO DESAFIOS EM APRENDIZADO: A PROFESSORA QUE FAZ A MATEMÁTICA ACONTECER



Com dedicação e criatividade, a trajetória de Carolina Aparecida Marcelino Schmitt revela o impacto transformador de uma educadora comprometida com a excelência no ensino da Matemática. Graduada em Licenciatura pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e com especialização em Práticas Pedagógicas do Ensino da Matemática, sua atuação ultrapassa os limites da sala de aula. Desde 2014, integra a rede municipal de Joinville, onde leciona para alunos do Ensino Fundamental II, promovendo um ensino acessível, inclusivo e de qualidade.

A missão pedagógica vai além de transmitir conteúdos, Carolina desenvolve estratégias voltadas à recomposição de aprendizagens, especialmente para estudantes que enfrentam dificuldades relacionadas a transtornos como discalculia, déficit de atenção e autismo leve. O seu trabalho de modo personalizado permite a esses jovens superarem barreiras, proporcionando-lhes autonomia e confiança em suas capacidades. Por meio do Projeto Aprender Mais, colaborou com a recuperação das aprendizagens prejudicadas pela pandemia, evidenciando sua habilidade de adaptar-se aos desafios contemporâneos. 

A inovação é um traço marcante em sua prática, os projetos interdisciplinares idealizados por Carolina tornam a Matemática significativa e aplicável ao cotidiano. Um exemplo disso é a utilização de balanças de equação como material didático, que despertou o interesse de estudantes e resultou em participações em feiras escolares e municipais. Além disso, seu envolvimento com as Olimpíadas de Matemática destaca sua capacidade de motivar alunos a se desafiarem em contextos competitivos.

É importante destacar que as Feiras de Matemática são um capítulo especial na trajetória da professora, onde representam a oportunidade de aplicar conceitos em situações práticas, e também a valorização do protagonismo estudantil. Carolina atua como orientadora e avaliadora em edições regionais e estaduais, promovendo a disseminação de boas práticas e fortalecendo a educação matemática em Santa Catarina. Essa  dedicação evidencia um compromisso com a melhoria contínua do ensino.

No ambiente acadêmico, sua experiência vai além do Ensino Fundamental, pois entre 2010 e 2012, lecionou Matemática e Estatística na Faculdade Guilherme Guimbala, em Joinville, contribuindo para a formação de futuros pedagogos. Essa vivência ampliou sua visão sobre os desafios da educação e fortaleceu sua prática, integrando teoria e aplicação prática no ensino. Sua passagem por escolas da rede privada também agregou conhecimentos que enriquecem sua abordagem pedagógica atual.

Conhecendo a trajetória de Carolina, percebe-se que o seu compromisso com o aprendizado contínuo é um valor que orienta sua carreira. Carolina busca constante aperfeiçoamento, tanto em sua formação quanto em suas metodologias de ensino. Seu trabalho reflete a crença de que a Matemática, quando apresentada de maneira criativa, pode inspirar nos alunos um gosto genuíno pelo aprendizado. 

Ademais, Carolina compreende que a educação vai além do conteúdo programático. Sua prática tem como intuito formar cidadãos conscientes e autônomos, capazes de aplicar conhecimentos em diferentes contextos. A abordagem humanizada e acolhedora cria um ambiente que estimula a participação ativa dos estudantes, valorizando suas contribuições e incentivando-os a serem protagonistas de suas jornadas escolares. 

Toda essa dedicação da educadora é reconhecida por seus pares e pela comunidade escolar, o seu trabalho inspira tanto alunos quanto colegas, que veem nela um exemplo de resiliência e inovação. A habilidade de se reinventar diante de adversidades, como a pandemia, reforça sua relevância no cenário educacional, consolidando-a como uma referência em práticas pedagógicas eficazes.

Além de ensinar, Carolina colabora para a formação de outros educadores, apoiando colegas na elaboração de relatos de experiência, incentivando a troca de conhecimentos e a valorização das boas práticas em diferentes contextos. 

Ressalta-se que a trajetória de Carolina é um exemplo de como a dedicação e a inovação podem fazer a diferença no campo educacional. Através da sua experiência ela demonstra que a Matemática pode ser além de desafiadora, fascinante e acessível. Seu compromisso com a educação é um convite para que outros educadores também vejam na profissão uma oportunidade de impactar positivamente a sociedade.

Sendo assim, o legado construído por Carolina Aparecida Marcelino Schmitt na educação vai muito além dos resultados acadêmicos. Ele se traduz em histórias de superação, inspiração e crescimento, que refletem sua paixão pelo ensino e sua crença no poder transformador da educação. Seu trabalho, carregado de propósito e entusiasmo, continua a impactar gerações, reafirmando a importância de educadores dedicados e visionários.

Escrito por: Priscilla Gonçalves

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Câncer de Próstata: A Importância dos Exames Preventivos para a Saúde Masculina

Relacionados