UOL - O melhor conteúdo
Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

TRANSFORMANDO DESAFIOS EM APRENDIZADO: A PROFESSORA QUE FAZ A MATEMÁTICA ACONTECER



Com dedicação e criatividade, a trajetória de Carolina Aparecida Marcelino Schmitt revela o impacto transformador de uma educadora comprometida com a excelência no ensino da Matemática. Graduada em Licenciatura pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e com especialização em Práticas Pedagógicas do Ensino da Matemática, sua atuação ultrapassa os limites da sala de aula. Desde 2014, integra a rede municipal de Joinville, onde leciona para alunos do Ensino Fundamental II, promovendo um ensino acessível, inclusivo e de qualidade.

A missão pedagógica vai além de transmitir conteúdos, Carolina desenvolve estratégias voltadas à recomposição de aprendizagens, especialmente para estudantes que enfrentam dificuldades relacionadas a transtornos como discalculia, déficit de atenção e autismo leve. O seu trabalho de modo personalizado permite a esses jovens superarem barreiras, proporcionando-lhes autonomia e confiança em suas capacidades. Por meio do Projeto Aprender Mais, colaborou com a recuperação das aprendizagens prejudicadas pela pandemia, evidenciando sua habilidade de adaptar-se aos desafios contemporâneos. 

A inovação é um traço marcante em sua prática, os projetos interdisciplinares idealizados por Carolina tornam a Matemática significativa e aplicável ao cotidiano. Um exemplo disso é a utilização de balanças de equação como material didático, que despertou o interesse de estudantes e resultou em participações em feiras escolares e municipais. Além disso, seu envolvimento com as Olimpíadas de Matemática destaca sua capacidade de motivar alunos a se desafiarem em contextos competitivos.

É importante destacar que as Feiras de Matemática são um capítulo especial na trajetória da professora, onde representam a oportunidade de aplicar conceitos em situações práticas, e também a valorização do protagonismo estudantil. Carolina atua como orientadora e avaliadora em edições regionais e estaduais, promovendo a disseminação de boas práticas e fortalecendo a educação matemática em Santa Catarina. Essa  dedicação evidencia um compromisso com a melhoria contínua do ensino.

No ambiente acadêmico, sua experiência vai além do Ensino Fundamental, pois entre 2010 e 2012, lecionou Matemática e Estatística na Faculdade Guilherme Guimbala, em Joinville, contribuindo para a formação de futuros pedagogos. Essa vivência ampliou sua visão sobre os desafios da educação e fortaleceu sua prática, integrando teoria e aplicação prática no ensino. Sua passagem por escolas da rede privada também agregou conhecimentos que enriquecem sua abordagem pedagógica atual.

Conhecendo a trajetória de Carolina, percebe-se que o seu compromisso com o aprendizado contínuo é um valor que orienta sua carreira. Carolina busca constante aperfeiçoamento, tanto em sua formação quanto em suas metodologias de ensino. Seu trabalho reflete a crença de que a Matemática, quando apresentada de maneira criativa, pode inspirar nos alunos um gosto genuíno pelo aprendizado. 

Ademais, Carolina compreende que a educação vai além do conteúdo programático. Sua prática tem como intuito formar cidadãos conscientes e autônomos, capazes de aplicar conhecimentos em diferentes contextos. A abordagem humanizada e acolhedora cria um ambiente que estimula a participação ativa dos estudantes, valorizando suas contribuições e incentivando-os a serem protagonistas de suas jornadas escolares. 

Toda essa dedicação da educadora é reconhecida por seus pares e pela comunidade escolar, o seu trabalho inspira tanto alunos quanto colegas, que veem nela um exemplo de resiliência e inovação. A habilidade de se reinventar diante de adversidades, como a pandemia, reforça sua relevância no cenário educacional, consolidando-a como uma referência em práticas pedagógicas eficazes.

Além de ensinar, Carolina colabora para a formação de outros educadores, apoiando colegas na elaboração de relatos de experiência, incentivando a troca de conhecimentos e a valorização das boas práticas em diferentes contextos. 

Ressalta-se que a trajetória de Carolina é um exemplo de como a dedicação e a inovação podem fazer a diferença no campo educacional. Através da sua experiência ela demonstra que a Matemática pode ser além de desafiadora, fascinante e acessível. Seu compromisso com a educação é um convite para que outros educadores também vejam na profissão uma oportunidade de impactar positivamente a sociedade.

Sendo assim, o legado construído por Carolina Aparecida Marcelino Schmitt na educação vai muito além dos resultados acadêmicos. Ele se traduz em histórias de superação, inspiração e crescimento, que refletem sua paixão pelo ensino e sua crença no poder transformador da educação. Seu trabalho, carregado de propósito e entusiasmo, continua a impactar gerações, reafirmando a importância de educadores dedicados e visionários.

Escrito por: Priscilla Gonçalves

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Restaurante Pacato lança novo menu executivo, com sete opções de prato principal

Artigo Anterior

AQUAMAIS ABRE ESCRITÓRIO PARA VENDA DE COTAS AOS SÓCIOS

Relacionados

Mais de 14 mil pessoas são presas em Operação Maria da Penha

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou hoje (24) números da Operação Maria da Penha, lançada em agosto…

Marcos Pontes pede integração do continente para vencer a pandemia

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, afirmou que é necessário um movimento regional no continente…