Com a finalidade de resolução de problemas, alunos do Curso Medicina Veterinária da UFRR desenvolvem modelos didáticos



Durante o aprendizado no curso de medicina-veterinária, os alunos são desafiados a refletirem e elaborar soluções nas condições de problemas associados a saúde dos animais, neste contexto, durante o ano de 2024, foram criados:

– Simuladores que permitem o aprendizado de como coletar sangue de peixes e de aves;

– Simuladores que permitem o entendimento e aprendizado na formação e localização de “cálculos urinários” em gatos;

– Simuladores que permitem o conhecimento e identificação dos locais aonde o carrapato se esconde no cão;

– Simuladores que permitem melhor explicação aos donos de cães e gatos, na administração de comprimidos e suas divisões quando prescritos por receitas para animais em tratamento.  

– Um simulador que permite o aprendizado das estruturas anatômicas da serpente, especificamente da cascavel.

O projeto possui como coordenador o Prof. Dr. André Luiz Baptista Galvão, professor do curso de Medicina Veterinária da UFRR.  

Segundo, o Prof. Dr. Galvão, a proposta em aprendizado envolve a metodologia aplicada na resolução de problemas, além de estimular o aluno a pensar e/ou facilitar o seu aprendizado. Os produtos facilitam o entendimento e fixam o melhor o aprendizado por parte do aluno, visto que ele refletiu, estudou o assunto, elaborou uma proposta em resolução e a finalizou. Em outras palavras, o aluno retira um pensamento do seu plano de ideias e os criam de modo físico. Assim, o aprendizado é melhor aproveitado e fixo. Alguns produtos produzidos com a proposta também, podem ser utilizados para a instrução de tutores de cães e gatos, em como ocorre a doença.

A metodologia aplicada é importante para a construção no conhecimento e na forma do aluno pensar futuramente como profissional, em reconhecimento e delimitação de problemas, formulação de formas de resolver o problema, seleção de uma solução, verificação (testagem) da solução do problema e posteriormente o emprego da solução de modo prático.

Além de contribuir para o aprendizado prático, os modelos desenvolvidos pelos alunos também promovem o engajamento na pesquisa e inovação dentro da Medicina Veterinária. Esses simuladores são ferramentas de grande valor tanto para o ensino acadêmico quanto para a conscientização dos tutores sobre a saúde animal. O projeto reforça a importância de integrar teoria e prática, preparando os futuros veterinários para lidar com desafios reais, utilizando abordagens criativas e baseadas em evidências, essenciais para uma atuação profissional de excelência.

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