Menu Compartilhado – Foto Victor Schwaner.
Novidades e releituras de pratos já consagrados da casa – seguindo sua identidade na cozinha mineira contemporânea – já estão disponíveis
O Pacato, reconhecido como um dos expoentes da gastronomia mineira contemporânea, apresenta novidades. Com a proposta de valorizar ingredientes locais e explorar a criatividade da cozinha mineira de quintal, o restaurante lança novas versões do menu a la carte e do menu compartilhado.
Embora tenha o menu degustação como um de seus grandes destaques, outras opções permitem aos clientes vivenciarem experiências gastronômicas diversas em diferentes momentos. Tanto nos pratos individuais, quanto nas refeições coletivas, a casa mantém sua identidade e seu compromisso com a alta gastronomia.
Menu a la carte
O novo menu a la carte traz entradas, pratos principais e sobremesas que reforçam a riqueza dos sabores de Minas Gerais. Entre as novidades, destacam-se o Mil Folhas de Galinha, que traz tuille de pele de frango crocante, rillete de galinha, quiabo, melado de jabuticaba picante e picles de quiabo com beldroega; a Mandioca fondant, com bombom de alcatra curado de curraleiro pé duro da Fazenda Mutum, creme de gema de ovo, picles de chuchu e agrião; e o Pão de queijo à moda takoyaki, recheado com milho verde tostado e requeijão, coberto por emulsão de requeijão moreno, gel de jabuticaba e furikake mineiro
Já entre os pratos principais, o Socarrat de Pato, sucesso entre os clientes, ganhou uma nova versão, mantendo sua base de arroz bomba e sendo finalizado com magret grelhado, presunto de pato, ora-pro-nóbis, gel de limão capeta e ovinho de codorna confitado. Uma novidade é o Rigatoni ao ragu de costelão, assado com creme de milho, farofa crocante e salada de agrião; e, ainda, o Porco do dia, com o corte selecionado de porco mineiro ao molho poivre do cerrado e servido com mandioca fondant, salada de folhas verdes e tempurá de pimenta de cheiro.
Entre as sobremesas, o Tiramisu Mineiro traz releitura regional do clássico italiano, com creme de queijo Luiza, broa de milho verde e castanha de pequi ralada.
“Queremos que o cliente tenha uma experiência completa e o menu a la carte permite essa liberdade de escolha, oferecendo diferentes texturas, técnicas e camadas de sabor. E nosso principal objetivo pra esse cardápio é ser tudo muito gostoso. Temos pratos novos e alguns, queridinhos do nosso público, foram aprimorados e mantidos, como o Rigatoni ao Ragu de Costelão, por exemplo, que tem combinação afetiva entre massa e carne de longa cocção.”, destaca o chef Caio Soter.
Menu Compartilhado
Já o menu compartilhado resgata o espírito de acolhimento das mesas mineiras, permitindo que grupos compartilhem pratos generosos e repletos de história. Entre as opções de proteínas estão o Frango Assado Perfeito, a Barriga de Porco, o Costelão Assado, o Bife de Sereno e a Mesa de Vó, uma seleção especial de sabores tradicionais. O menu também traz opções sazonais, como a Picanha Serenada, a Galinha Caipira Ensopada e a Costelinha de Porco.
As guarnições não são meras coadjuvantes: arroz de cebola tostada, feijão gordo, purê de batata com alho negro, salada de folhas com maxixe, ceviche de banana com coentro e a tradicional farofa de ovos com farinha panko e ovo caipira têm seu próprio protagonismo.
“O menu compartilhado é uma forma de resgatar aquele momento de família, de amigos reunidos à mesa, trocando histórias e experiências. São sabores que sempre estiveram presentes numa refeição mineira, mas com um toque e alta gastronomia na técnica e nas combinações”, comenta Soter. Ele explica que algumas opções de guarnições foram mantidas devido à sua forte conexão com a memória afetiva, como o feijão gordo e o purê de batata, enquanto novas composições, como o ceviche de banana, foram incluídas para trazer frescor e contrastes inusitados.
Com três anos de funcionamento e um histórico de prêmios e reconhecimentos, o Pacato reafirma sua proposta de valorizar a culinária mineira em diferentes formatos. “Nosso objetivo é continuar inovando, mas sempre respeitando a identidade que construímos e os ingredientes que fazem parte da nossa história”, finaliza o chef.
SERVIÇO
Restaurante Pacato
Funcionamento: Quarta – Sexta: 12h às 15h | Quarta – Sábado: 19h às 23h | Sábado – Domingo: 12h às 16h
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 2735, Bairro Lourdes
Capacidade: 48 lugares
Reservas: https://pacatobh.com.br/
Instagram: @pacatobh