Festival Sabiá – Foto Flávio Charchar.
Dedicado exclusivamente a artistas 50+, evento gratuito acontece
entre 22 e 27 de abril em Belo Horizonte
O Festival Sabiá retorna para sua quarta edição nos dias 22 a 27 de abril, dedicado exclusivamente à valorização e celebração de artistas com mais de 50 anos. Com o tema “É MODERNO ENVELHECER”, o festival ocupará a Praça Floriano Peixoto e a Casa Floreana, em Belo Horizonte, com uma programação gratuita que inclui mais de 20 atrações entre apresentações musicais, teatrais, oficinas, exposições e rodas de conversa.
Além das atrações artísticas no fim de semana, o Festival Sabiá promove também os Encontros Sabiá, uma programação que acontece entre os dias 22 e 24 de abril, na Casa Floreana, no bairro Santa Efigênia. Os Encontros propõem uma imersão em debates, vivências e experiências voltadas para temas relacionados à arte, cultura e envelhecimento, reforçando a missão do festival de estimular reflexões sobre etarismo, longevidade e expressão artística na maturidade.
O Festival Sabiá 2025, apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Cemig e Instituto Unimed BH, é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o Patrocínio da Cemig, Instituto Unimed BH, através do incentivo de 5,3 mil cooperados e colaboradores, e Banco Mercantil do Brasil. Realização: EncantaQueVoa, Governo de Minas Gerais – Governo Diferente Estado Eficiente, e Governo Federal, União e Reconstrução”.
O projeto que iniciou-se em 2019, rompe com o falso dilema entre modernidade e envelhecimento, demonstrando que a inovação e a experiência não apenas podem coexistir, mas formar uma síntese poderosa nas expressões artísticas. “Nossa missão é protagonizar pessoas 50+ e, para este ano, queremos possibilitar sua presença nos debates sobre o futuro, sobre a modernidade que a cada vez mais transforma a nossa realidade social. Como ser 50+ nesse contexto?”, afirma Samir Caetano, um dos idealizadores do projeto.
Entre os destaques da programação estão shows musicais e atrações teatrais como Amelinha, Tizumba África 50, Maria Cutia, Grupo Atrás do Pano, além das Meninas de Sinhá, que representam a força da tradição, da cultura popular em diálogo constante com a contemporaneidade.
“Estamos muito animados para essa edição. Ver grandes nomes da música brasileira no palco, acompanhados de artistas que o público tanto admira, é inspirador. O Festival Sabiá é exatamente isso, trazer novas formas de pensar sobre o envelhecimento e a arte”, comenta Débora Campos, também idealizadora do projeto.
O Festival Sabiá 2025 foi concebido com atenção especial à acessibilidade e ao conforto do público, garantindo que pessoas de todas as idades possam desfrutar das apresentações. Embora o foco seja a valorização dos artistas 50+, destacando a relevância e a contemporaneidade de suas produções artísticas, o evento é um convite ao diálogo intergeracional.
A cada edição, o festival consolida-se como referência em políticas culturais inclusivas, provando que a arte madura não apenas resiste ao tempo – ela o transcende e o reinventa constantemente.
Uma novidade deste ano, é o lançamento de um Catálogo com a relação de artistas 50+ de Belo Horizonte e de fornecedores das artes e da cultura. Esse catálogo reunirá informações sobre artistas de grande valor, destacando suas trajetórias e qualificando-os como potenciais nomes para a curadoria de outros festivais e eventos culturais. A área de fornecedores funcionará como as antigas “páginas amarelas” trazendo vários contatos para vários produtos e serviços na área da produção cultural.
ENCONTROS NA CASA FLOREANA
Uma novidade do Festival este ano é que além das atrações do fim de semana, o Sabiá promove uma nova atividade, os Encontros que acontecem nos dias 22, 23 e 24 de abril, de 17h às 22h, na Casa Floreana. O público poderá participar gratuitamente de rodas de conversa, vivências artísticas e apresentações culturais que abordam temas ligados ao envelhecimento, arte e inclusão.
Terça (22/4)
O curta-metragem “Nunca Pensei que Seria Assim”, de Meibe Rodrigues, abre a terça-feira. A roda de conversa “Vivências e Inspirações com 50+” segue com dicas práticas e inspiradoras sobre longevidade ativa, saúde, arte e propósito. Com os convidados: Elias Santos, professor, jornalista e apresentador de rádio e TV; Fábio Furtado, coordenador do Grupo Galpão Cine Horto; Zu Moreira, jornalista; Meibe Rodrigues, atriz e Renata Martins, Diretora de Políticas para Pessoa Idosa da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Belo Horizonte.
O dia segue com a contação de histórias “Akenda Mbani, o homem que não ia duas vezes ao mesmo lugar” da autora e editora Rosana Mont’Alverne. O violonista mineiro Juarez Moreira encerra o dia trazendo sua trajetória de mais de 50 anos de carreira.
Quarta (23/4)
A quarta-feira começa com a exibição do curta-metragem “O Vô Tá On” e traz o tema do “Etarismo” na roda que conversa, que explora os preconceitos relacionados à idade e caminhos para combatê-los. Com os convidados: Tio Flávio, jornalista e apresentador do Juventude Prateada da rádio CDL, Ana Amélia Cabral, dançarina e coordenadora de programas e oficinas 60+; Natália Dornellas, criadora de conteúdo no @somos.avosidade, e Renata Giffoni Mafra, Psicóloga e coordenadora do Programa Arnaldo 50+ da UniArnaldo.
O ator, diretor e dramaturgo Luciano Luppi apresenta a cena curta “Outras Pessoas”, interpretando trechos expressivos da obra de Fernando Pessoa. A programação do dia se encerra com a banda Camarão de Rama, que promove fusões rítmicas de samba com maracatu, baião, bossa e salsa.
Quinta (24/4)
Com direção de Lucas Assunção, o curta “Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz” mergulha nas tradições de uma comunidade quilombola. A roda de conversa, com o tema “Fazer arte com 50+”, traz reflexões sobre a presença e contribuição de artistas maduros no cenário cultural. Com as convidadas: Ligia Amadio, Maestrina da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais; Titane, cantora; Tina Dias, atriz do Grupo Armatrux, e Lena Cunha, professora e pesquisadora da área cultural. Tina Dias segue na programação com a performance “Mulher Cueca” e Titane com uma apresentação musical imperdível.
PROGRAMAÇÃO NA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO
Sábado, 26 de abril
O Festival começa com atrações protagonizadas por mulheres, com show do grupo Mulheres de Sinhá, iniciativa do Alto Vera Cruz, e a Roda de Mulheres, conduzida pelo ZAP 18, que une vivência, partilha e memória em uma experiência compartilhada de criar arte e poesia.
A tarde conta com espetáculos para todas as idades, começando com “Espetaclim”, do Grupo Cine Teatro Vagalume. Depois, o Grupo Atrás do Pano apresenta “Quase Árvore”, livremente inspirada nos poemas de Manoel de Barros. A peça “O Guarda-Chuvista”, do Núcleo de Atuação e Pesquisa, ainda encanta brincando com as simbologias desse popular objeto. Finalizando o dia, a cantora cearense Amelinha traz sucessos que marcaram a música brasileira em 1970.
Domingo, 27 de abril
O domingo começa o show recheado de forró do grupo Meninas das Gerais e segue com o espetáculo musical de teatro de bonecos “Seu Geraldo: voz e violão”, do Grupo Pigmalião Escultura Que Mexe.
A partir das 15h, o Grupo de Teatro Entre Elas, formado por mulheres idosas do Aglomerado Santa Lúcia e Morro do Papagaio, apresenta “Rosa dos Ventos”. Mais tarde, o Grupo Maria Cutia traz o premiado “Ópera de Sabão” e a Cia de Teatro BH em Libras, com “Corpo Preto Surdo: Louvação às Ayabás”, explora questões de identidade, representatividade e resistência de pessoas negras surdas ou ouvintes.
Fechando o Festival em grande emoção, Sala da Toscaria apresenta Tizumba Africa 50, selo do músico e produtor Lenis Rino, apresentam o repertório do recém-lançado disco “Tizumba África 50”, que celebra as cinco décadas de carreira do artista conhecido como uma das principais referências do congado de Minas Gerais.
SERVIÇO
FESTIVAL SABIÁ
Encontros Sabiá:
Data: 22 a 24 de abril de 2025
Local: Casa Floreana (Avenida do Contorno, 3293)
Acesso gratuito
Festival Sabiá na Praça:
Data: 26 e 27 de abril de 2025
Horário: das 10h às 19h
Local: Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG
Acesso gratuito
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira, 22 de abril
17h – Curta-metragem “Nunca Pensei que Seria Assim”
18h às 20h – Roda de conversa “Vivências e Inspirações com 50+”
20h às 20h30 – Contação de histórias “Akenda Mbani, o homem que não ia duas vezes ao mesmo lugar”, com Rosana Mont’Alverne
20h40 às 22h – Apresentação musical com Juarez Moreira
Quarta-feira, 23 de abril
17h – Curta-metragem “O Vô Tá On”
18h às 20h – Roda de conversa “Etarismo”
20h às 20h30 – Cena curta de teatro “Outras Pessoas”, com Luciano Luppi
20h40 às 22h – Apresentação musical com Camarão de Rama
Quinta-feira, 24 de abril
17h – Curta-metragem “Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz”
18h às 20h – Roda de conversa “Fazer arte com 50+”
20h às 20h30 – Performance “Mulher Cueca”, com Tina Dias
20h40 às 22h – Apresentação musical com Titane
Sábado, 26 de abril
10h – Oficina Dança Sênior
11h – Show Saberes e Tradições (Meninas de Sinhá)
12h – Vozes de Antes, de Hoje (Roda de Mulheres – ZAP 18)
14h30 – Espetaclim (Grupo Cine Teatro Vagalume)
15h30 – O Guarda-Chuvista (Núcleo de Atuação e Pesquisa)
16h15 – Quase Árvore (Grupo Teatro Atrás do Pano)
17h15 às 18h – Oficina Dança Livre
18h – Show 45 anos de Sucessos – Amelinha
Domingo, 27 de abril
10h – Oficina Tai Chi Chuan
11h – Show Meninas das Gerais
12h – Seu Geraldo (Grupo Pigmalião)
15h – Rosa dos Ventos (Grupo Teatro Entre Elas)
15h30 – Ópera de Sabão (Grupo Maria Cutia)
16h45 – Oficina Teatro
17h – Corpo Preto Surdo: Nós Estamos Aqui (Cia de Teatro BH em Libras)
18h – Show Tizumba África 50
Mais informações: www.portalsabia.com.br
Sobre a Encantaquevoa
A EncantaQueVoa é uma produtora cultural focada na valorização e promoção da arte produzida por artistas com mais de 50 anos. Desde sua fundação, tem se dedicado a criar espaços onde a experiência e a sabedoria se transformam em expressões artísticas contemporâneas e relevantes.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 21 anos em 2024 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.
CEMIG – Cemig: a energia da cultura
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.
Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.
Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
Sobre o Banco Mercantil
Com 80 anos de história, o Banco Mercantil é referência nacional no atendimento ao público 50+, oferecendo soluções financeiras completas com simplicidade, proximidade e excelência. O banco reafirma diariamente seu compromisso em cuidar de quem mais importa: as pessoas. Com o objetivo de promover ações de arte e cultura para a cidade de Belo Horizonte, a instituição patrocina o Festival Sabiá desde a sua primeira edição em 2019.