Morre Chuck Berry, um dos pais do rock and roll



Morreu neste sábado (18), nos Estados Unidos, uma lenda mundial do rock and roll: o cantor e guitarrista Chuck Berry.

Chuck Berry tinha 90 anos. Ele morreu em casa, nos arredores de St. Louis, no Missouri. A polícia local foi chamada para atender uma emergência médica por volta de 12h40 (horário local), 14h40, no horário de Brasília. Chuck Berry não respondeu aos procedimentos dos socorristas para reanimá-lo e foi declarado morto cerca de 40 minutos depois.

A polícia divulgou a morte do cantor numa rede social e disse que a família pediu privacidade nesse momento de perda

Chuck Berry foi um dos pioneiros do rock and roll. Gravou vários sucessos, entre eles a música “Johnny B. Goode”.

Charles Edward Anderson Berry nasceu em St. Louis, no Missouri, em 1926. Se interessou pela música logo cedo. Ganhou uma guitarra e fez a primeira apresentação na escola, no ensino médio.

Em 1944, foi parar no reformatório, depois de uma condenação por roubo. Ficou três anos preso. Se casou, arrumou emprego numa fábrica de automóveis e, nos anos 50, se juntou a um grupo de blues. Gravou “Maybellene”, um dos maiores sucessos da carreira.

Com uma guitarra afiada, letras sobre carros e garotas, Chuck tocava a rebeldia dos adolescentes e ajudou a definir o rock.

Depois de outra passagem pela prisão, nos anos 1960, lançou sucessos, como “No Particular Place To Go”. Chuck popularizou o “duck walk”, um jeito próprio de tocar e andar.

A revista “Billboard” publicou que Chuck Berry abriu caminho para bandas como Beatles e Rolling Stones, que mais tarde gravaram sucessos do cantor.

Em outubro do ano passado, no aniversário de 90 anos, Chuck Berry anunciou que lançaria neste ano o primeiro disco desde 1979.

Um dos primeiros nomes a entrar no hall da fama do rock, Chuck Berry se despede com a imagem de alguém que nasceu para quebrar regras.

John Lennon uma vez disse: “Se você quiser dar outro nome ao rock and roll, pode chamá-lo de Chuck Berry.”

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Lava Jato completa três anos de investigações com 260 acusados criminalmente

Artigo Anterior

Sambista Arlindo Cruz continua internado em estado grave após AVC

Relacionados