Uma nova forma de fazer política é possível: Proposta de pré-candidatura coletiva chega ao Rio de Janeiro



A Liga – Mandato Coletivo – Crédito: Berg Silva. 

Há uma novidade nessas eleições municipais: a pré-candidatura coletiva. No Rio de Janeiro, diversos partidos estão lançando pré-candidaturas nesse formato e o PSB vem com A LIGA @alligario2020. O que diferencia A Liga das demais é a sua aposta na diversidade. Diversidade temática, como a defesa da cultura, da educação, do meio ambiente, da mulher e dos negros, e da equidade social. E diversidade territorial, já que há pré co-candidatas oriundas de comunidades, como a Mangueira, a Cidade Alta e o Complexo do Alemão, e outros, moradores de Laranjeiras, Copacabana, Anchieta e Ilha do Governador.

A Liga é composta por sete pré co-candidatos, com maioria de mulheres, sendo três negras. São eles Pedro Gerolimich, Kely Louzada, Roberto Anderson, Janaína Bemvindo, Alice Rodrigues, Guilherme Azevedo e Carol Ramos, ativistas sociais, envolvidos em causas complementares como educação, cultura, urbanismo e sustentabilidade. A candidatura coletiva busca ser uma resposta ao desgaste da política tradicional e uma forma de superar o culto ao personalismo, tão presente nesse meio. No Brasil, a primeira experiência oficial foi na cidade de Alto Paraíso, em Goiás. Um grupo de cinco co-vereadores, autodenominado “ecofederalista” e “antipartidário”, foi eleito em 2016. Em 2018, candidaturas coletivas se elegeram para as Assembleias Legislativas dos Estados de São Paulo e Pernambuco.

No mandato coletivo, a cadeira parlamentar é assumida por um membro do grupo, cujo nome é registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral, já que pela atual legislação somente uma pessoa pode se candidatar a um cargo eletivo. Esse candidato, se eleito, representará o coletivo. Todo o seu trabalho, atuação e as decisões sobre o mandato serão realizadas em conjunto com o seu grupo.

Pedro Gerolimich é o pré-candidato oficial da Liga, representando o coletivo para fins eleitorais. Filiado ao PSB, é militante na área da cultura e da democratização da leitura. Atuou como Superintendente de Leitura e Conhecimento na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e criou os projetos Livro de Rua e Histórias por Telefone. Quando perguntado sobre o que tem em comum com o restante de seu grupo, ele responde: “Além de sermos apaixonados pelo Rio, carregamos o inconformismo de ver os graves problemas da nossa cidade se repetindo sem nada ser feito, é frustrante viver em um local com tanto potencial desperdiçado. Toda essa nossa insatisfação precisava virar algo mais real e produtivo, assim nasceu A Liga”.

Roberto Anderson, outro membro do coletivo, é arquiteto e urbanista e já foi candidato em eleições anteriores, inclusive como vice-prefeito na candidatura de Alessandro Molon em 2016. Sobre a proposta de candidatura coletiva ele acrescenta: “a sociedade sempre está à frente da legislação. Mesmo que ainda não tenhamos uma lei que acolha esta proposta de mandato coletivo, abraçamos a ideia, acreditando na força que temos quando nos unimos para melhorar nossa cidade”.

Já Kely Louzada, fundadora da ONG Meninas e Mulheres da Mangueira, comunidade onde vive, explica a escolha do nome: “O que é uma liga? Em sua definição literal significa uma aliança ou união entre pessoas para um bem comum, e é essa a ideia principal. Acreditamos que juntos poderemos fazer muito mais. Uma gestão eficiente e forte só é possível com a colaboração e união de todas as pessoas envolvidas nesse processo.

Janaina Bemvindo, também participante d’A Liga conta sobre a importância do envolvimento nos assuntos políticos da cidade. “Não podemos cruzar os braços diante dos problemas, precisamos acreditar no poder da transformação e para isso é preciso união e comprometimento. A Liga veio para fazer a diferença na política, através da construção coletiva e da participação democrática”, finaliza.

Alice Rodrigues, é ativista pelos direitos das mulheres, especialmente das jovens mães, da juventude, e dos movimentos antirracistas. Ela acredita que a pluralidade presente no conceito do mandato coletivo será um importante instrumento para trazer representatividade para diversas lutas e territórios.

Guilherme Azevedo é produtor cultural, fundador do Centro Cultural Casa Rosa, onde atuou por 12 anos. Desde o ano de 1998, trabalha no ramo de cultura, bares e restaurantes. Atualmente, é sócio na empresa coordenadas produtora, que realiza a conhecida festa Coordenadas, que existe há 13 anos, além de sócio do Coordenadas bar e Armazém Cardosão. Ele acredita na economia criativa e na importância dos pequenos negócios para o fomento da economia local.

A sétima componente do coletivo, Carol Ramos, é professora, tem 29 anos, e atua há cinco anos com o ensino de Ciências e Biologia para alunos do ensino Fundamental e Médio. Desde o ano de 2018 é engajada em trabalhos voluntários para ONGs voltadas ao atendimento de crianças e jovens, além de ministrar aulas para vestibulares comunitários. Ela acredita que a política e o sistema educacional brasileiro precisam ser renovados com a participação ativa dos jovens.

O deputado federal Alessandro Molon, presidente do PSB do Rio de Janeiro, fala sobre este novo formato que tem crescido no Brasil. “Diferentes pontos de vista são uma riqueza para a construção democrática. O PSB-RJ fica muito feliz de abraçar essa pré-candidatura coletiva, apostando na força da diversidade e da complementaridade d’A Liga para a solução dos problemas da cidade”.

Para Renan Ferreirinha, economista e deputado estadual do PSB, as candidaturas coletivas, por si só, já representam uma grande inovação no processo eleitoral e na própria política. Se queremos fazer da política um lugar adaptado às transformações sociais, precisamos estar abertos a esses novos movimentos e ensaios. Além disso, as candidaturas coletivas demonstram o quanto um mandato pode e deve ser participativo e representativo.

“Não há dúvida de que essa iniciativa dá um nó na cabeça dos políticos mais tradicionais, pois é algo muito disruptivo. Fico feliz e animado em ver que pessoas dispostas a uma nova forma de fazer política estejam ousando cargos eletivos. Ganha a democracia, ganha a política, ganha o Rio”, comenta o político.

Conheça algumas das propostas da LIGA:

1- Inclusão digital já! Acesso gratuito à internet banda larga, em favelas e bairros populares;

2- Educação é prioridade: escolas com ensino integral desde a primeira infância, segundo turno escolar com atividades culturais e esportivas, além da valorização dos professores e funcionários;

3- A gente quer comida, diversão e arte: editais democráticos de incentivo à cultura e ações locais;

4- Rio Cidade Sustentável: gestão da cidade considerando as questões da sustentabilidade

5- Casa carioca: programa habitacional de qualidade para pessoas de baixa renda, urbanização de favelas, e assistência técnica gratuita à construção e reforma de habitações populares.;

6- Cumpra-se Carioca: fiscalização da implantação das leis municipais importantes já aprovadas;

7- Rio Cidade dos Livros – Investimento em políticas de leitura, adoção do livro como item essencial em cestas básicas, estímulo a novos escritores, adoção do modelo de bibliotecas-parque e valorização das bibliotecas comunitárias;

8- Vale cultura para professores e pais de alunos regularmente matriculados na rede pública;

9- Cidade inclusiva: luta contra todas as formas de opressão, como racismo, homofobia, gordofobia e intolerância religiosa

10 – Oferecimento de vagas em creches públicas, em horário integral, para todas as mães que precisarem.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Ecobonuz lança desafio para os passageiros do Transporte Coletivo de BH na Semana Nacional do Trânsito

Artigo Anterior

Unicred Aliança inaugura capela na Santa Casa de Araguari

Relacionados