Tratamento especializado para a dependência química e alcoólica em mulheres também
A mulher dependente de drogas e álcool
“Em geral , o homem precisa beber por 15 anos para se tornar um alcoólatra. Uma mulher que consuma a mesma quantidade de álcool se torna dependente em cinco anos”… (Segundo o psicólogo e especialista em dependência química Antônio
Olívio Rodrigues)
Confira as melhores clínicas de recuperação em São Paulo clicando aqui
Quando o assunto é dependência química e alcoólica , podemos considerar que as mulheres compõem o grupo de maior risco no abuso destas substâncias.
Mesmo que as taxas de consumo de drogas e álcool em mulheres estejam se aproximando das dos homens , no que diz respeito à quantidade , elas ainda bebem e se drogam menos, mas adoecem mais cedo e de forma mais grave. As diferenças físicas propiciam
às mulheres uma vulnerabilidade para todas as drogas. Estudos apontam as diferenças encontradas nos cérebros dos dois sexos explicam a maior vulnerabilidade feminima frente ao vício.Essas mesmas diferenças também se notam na expectativa das mulheres em relação à ajuda. Elas esperam um tratamento completo , que cure não só a dependência química, mas, principalmente , suas dificuldades em lidar com questões emocionais e de vida. Assim , o objetivo é resgatar tudo aquilo de bom que foi “perdido” com o uso de drogas e álcool , devolvendo à paciente , e aos seus , a harmonia familiar e reestruturação social e profissional.
Tratamento em São Paulo
Clínica especializada através de convênio médico
Quando for escolher uma clínica de tratamento e recuperação em dependência química em SP , uma das principais observações a serem feitas é perguntar se contam com tratamento especifico para mulher.
O tratamento de reabilitação , quando voltado exclusivamente para a mulher, apresenta resultados plenamente mais satisfatórios , se somados ao desejo de recuperação da paciente .
.
A “dependência” é uma condição , orgânica e emocional , resultante da utilização constante de substâncias psicoativas e do álcool que , consequentemente , provoca o aparecimento de sintomas diversos que envolvem especialmente o Sistema Nervoso
Central , tornando-o dependente de dada substância. Devemos frisar que “dependência” é distinta de ”vício”, que leva o usuário ao consumo excessivo e compulsivo da droga, criando uma ligação patológica com a substância utilizada.
Como são feitos os tratamentos em uma clínica especializada na recuperação da dependência em mulheres?
Clínica especializada no tratamento de mulheres usuárias de drogas e álcool em SP – aceitamos convênios médicos
Feita a avaliação do quadro da paciente, inicia-se o processo de desintoxicação , a psicoterapia individual semanal , dinâmicas de grupo diárias , tudo com acompanhamento médico em todo o período de internação e de ressocialização assistida.
Um resumo das fases do tratamento :
A desintoxicação com medicamentos é ministrada na fase inicial do tratamento , e tem por finalidade minimizar os sintomas da abstinência devido a retirada da droga ou do álcool do organismo.
As características, e a intensidade , do sofrimento físico e psíquico dependem do tipo de substância utilizada e do padrão de consumo. Partindo destes fatores , determina-se o período necessário à desintoxicação medicamentosa e , também , a reação da paciente.
A psicoterapia individual faz a abordagem psicodinâmica dos casos mais complexos e em situações em que a paciente se mostre , de forma inadequadas para um trabalho em grupo.
A psicoterapia de grupo apresenta recursos que oferecem à dependente uma diversificação de contatos interpessoais que possibilitam o encontro com outras pessoas vivem ou viveram situações semelhantes. O grupo funciona como base para novos modelos de auto identificação , proporcionando a criação de novos vínculos e diferentes relacionamentos. As sessões de terapia de grupo incluem os familiares
Acompanhamento pós tratamento de recuperação da dependência química e alcoólica em SP
Independente do tipo e da duração do tratamento , existe a necessidade de um acompanhamento posterior , que será estipulado pela equipe médica quando a paciente deixar a clínica. Lembramos que não existe tratamento milagroso , que exclua a necessidade de um rigoroso acompanhamento profissional e familiar ao fim do período de internação. O pós tratamento é a etapa a ser encarada para garantir que não haja recaída
É fundamental que a dependente química saiba que deverá estar vigilante , e que a expressão “ só por hoje” precisa ser levada a sério. Este é o momento em que a participação e apoio da família torna-se imprescindível. É em sua base que a paciente , em fase de ressocialização , encontrará forças promover as mudanças necessárias e começar uma nova vida sem drogas.
Leia mais sobre este assunto em CAPITAL REMOÇÕES
A CAPITAL REMOÇOES , esta apta a lhe fornecer orientação e ajuda especializada.. Faça uma consulta .
A Capital Remoções Aceita os seguintes Convênios Médicos (para outros convênios , consulte a Capital Remoções)
– Bradesco
– Sulamérica
– Amil
– Unimed Central Nacional
– Unimed RJ
– Porto Seguro