UOL - O melhor conteúdo
Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Autoestima na quarentena: dicas para manter a beleza em casa



Cuidados com o corpo podem aliviar o estresse nesse período

A autoestima sempre foi uma aliada para manter a saúde mental e a qualidade de vida. Durante a quarentena, continuar cuidando da beleza e valorizar o próprio corpo pode ser uma válvula de escape para driblar o estresse de ficar em casa a maior parte do tempo. E, enquanto as clínicas de estética precisam manter as portas fechadas, alguns hábitos caseiros ajudam a manter o corpo desejado até que seja possível recorrer aos tratamentos profissionais queridinhos da atualidade.

Camila Katsuragi, fisioterapeuta dermatofuncional, explica que o primeiro passo para manter a autoestima elevada é exercitar a autoconfiança e aceitação, mesmo em quarentena. “Antes de qualquer outro cuidado, é importante trazer a autoestima de dentro para fora. Caso contrário, nenhum outro cuidado exterior vai trazer o efeito desejado”, diz.

Quanto aos cuidados externos, Camila destaca a alimentação e os exercicíos físicos. “No isolamento muita gente tem esquecido de continuar se movimentando com frequência. Além da retenção de líquido, flacidez e ganho de peso que isso pode causar, a falta de exercícios também prejudica a saúde física e até a saúde mental. Portanto, mantenha esse hábito e busque com um profissional um programa de treinamento que se encaixe na sua rotina e espaço disponível em sua casa”, esclarece.

A especialista acrescenta que uma dieta balanceada e rica em nutrientes e vitaminas auxilia na beleza da pele, na redução de gordura localizada, reduz manchas, acne, dentre outros. “Invista na ingestão de muitas frutas, verduras, legumes, proteínas magras – como frango e peixe grelhado – e muita hidratação com água, sucos naturais e chás”, recomenda.

Além disso, o indicado é manter uma rotina de skin care e cuidados com o cabelo. “Você pode utilizar desde de dermocosméticos indicados por um especialista até receitinhas caseiras, como máscara de abacate para o rosto, sachês de chá de camomila úmidos e gelados para reduzir olheiras, hidratação intensiva com óleo de coco e babosa para os cabelos, dentre outras. Caso tenha alguma dúvida sobre esses ingredientes, procure profissionais que podem te ajudar a distância”, orienta.

Camila ainda acrescenta que esses hábitos são essenciais para adquirir efeitos mais rápidos com tratamentos estéticos após a quarentena. “Se o organismo e a pele já estiverem preparados, é mais fácil realizar os tratamentos. Então, continue se cuidando e se valorizando para manter a autoestima elevada”, indica.

Fonte: Camila Katsuragi, Fisioterapeuta há 17 anos, pela Univap, em SP. Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Gama Filho. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício. Pós-graduanda no Instituto Lair Ribeiro, em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Quarentena pode aumentar sintomas da fibromialgia

Artigo Anterior

CENSA Betim completa 56 anos de história

Relacionados
Leia mais

Emagrecimento facial

Saiba mais sobre os procedimentos que reduzem a gordura do rosto e promovem rejuvenescimento Permanecer jovem durante toda…