Pediatra fala sobre a importância do acompanhamento médico antes do bebê nascer
A saúde infantil merece atenção mais do que especial. Mas, o que muitos pais não sabem é que os cuidados devem começar ainda na gestação e não só após o nascimento, com um bom acompanhamento da futura mamãe e do bebê para que o parto possa transcorrer de forma tranquila e os primeiros meses do bebê também.
A pediatra Marina Bemfica, especialista em neonatologia, em Belo Horizonte, ressalta que a consulta com o pediatra deve se iniciar com um atendimento para os pais ainda no pré-natal, no último trimestre da gestação, ou mesmo antes, se ocorrer alguma anormalidade fetal ou risco de parto prematuro. “No consultório, eles podem esclarecer dúvidas, além de obter informações sobre os cuidados e atenção que o bebê deverá receber no nascimento e primeiros dias de vida, que contribuirão muito para lidar com as etapas de amamentação, higiene do sono, rotina, vacinas e até mesmo itens do enxoval do bebê”.
Da infância até a adolescência
Ela lembra que o acompanhamento médico deve existir desde o nascimento até a entrada na adolescência. “A visita regular ao pediatra é fundamental para prevenir doenças, diagnosticar qualquer irregularidade na saúde física e mental, além de avaliar cada etapa do crescimento e o desenvolvimento neuropsicomotor da criança”, garante a pediatra.
Fonte: Marina Bemfica, médica pediatra e especialista em neonatologia (@dramarinabemfica).