A Skytrax é a entidade responsável por realizar o que muitos consideram o Oscar da aviação comercial: o prêmio World Airline Awards , que, anualmente, é entregue às melhores companhias aéreas do globo.
Durante a pandemia, a organização começou a desenvolver um novo ranking: o COVID-19 Airport Rating, que está classificando os aeroportos mais seguros do mundo em relação ao combate ao coronavírus.
“Estamos visitando fisicamente e inspecionando os aeroportos para determinar o quão efetivos são seus procedimentos para enfrentar a covid-19”, conta Edward Plaisted, CEO da Skytrax.
Para avaliar estes locais, a entidade criou um sistema de classificação por estrelas.
Segundo a Skytrax, ganham a maior avaliação (cinco estrelas) os aeroportos donos “dos melhores sistemas de limpeza e monitoramento da higiene de seus espaços. Além de terem aparência de limpos, estes locais realizam trabalhos excepcionais de desinfecção de sua estrutura”.Funcionário do Aeroporto de Fiumicino, na Itália, que obteve a classificação máxima no ranking Imagem: Divulgação
Os aeroportos com quatro estrelas também possuem “alguns dos melhores protocolos de limpeza e monitoramento da higiene de seus espaços, mas cuja aplicação pode ter inconsistências”, informa a Skytrax.
“Já aeroportos com três estrelas não colocam em prática seus bons protocolos de limpeza e higienização de maneira regular e consistente. E os de duas estrelas [a menor avaliação do ranking] possuem sistemas de limpeza e higienização inadequados e/ou inconsistentes”.
Para montar seu ranking, a Skytrax também está levando em conta pontos como a efetividade das normas de distanciamento social nos terminais, da obrigatoriedade do uso de máscaras e a disponibilidade de desinfetantes para as mãos de passageiros e funcionários.Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha: frequência de limpeza foi um dos itens levados em em conta no ranking Imagem: Divulgação
Cinco estrelas para Fiumicino
A Skytrax começou a realizar suas avaliações há pouco tempo — e, até o momento, quase todos os aeroportos que aparecem no ranking são europeus (aeroportos da América do Norte e do Sul, por exemplo, só serão inspecionados a partir de dezembro).
Mas a ação já trouxe resultados interessantes. Por enquanto, o único local com cinco estrelas é o aeroporto de Fiumicino, que serve Roma.
Este polo de viagens aéreas da Itália adotou medidas ostensivas para diminuir o risco de disseminação do coronavírus em seus ambientes.Funcionário do aeroporto Fiumicino com o smart helmet, capacete que mostra a temperatura dos passageiros Imagem: Divulgação
Uma delas foi equipar funcionários com o que eles chamam de smart helmets, capacetes tecnológicos que mostram a temperatura dos passageiros que circulam pelo local e ajudam a identificar pessoas que possam ter covid-19.
Outros tipos de scanners térmicos já haviam sido espalhados por diversas áreas de Fiumicino em fevereiro deste ano (quando a Organização Mundial da Saúde nem havia declarado pandemia). Um dos modelos consegue medir, simultaneamente e de maneira extremamente rápida, a temperatura de até 16 pessoas.Scanner térmico no aeroporto italiano Imagem: Divulgação
Além disso, o aeroporto ganhou estruturas com informações sobre prevenção à covid-19, mais de 200 dispensers de desinfetantes para as mãos e muitas marcações no chão e nos assentos para manter o distanciamento entre os passageiros (estes últimos dois pontos foram classificados como excelentes pela Skytrax).
Segundo a administração local, equipes de limpeza higienizam constantemente o chão e as superfícies mais tocadas pelos viajantes, como carrinhos de bagagem.
Quatro estrelas na Alemanha
A Alemanha é, por enquanto, o país com mais aeroportos com quatro estrelas no ranking da Skytrax. São eles os de Frankfurt, Hamburgo e Düsseldorf.
Em Frankfurt, a Skytrax deu alta avaliação para as estruturas para a realização de testes de covid-19, o sistema de marcações no chão e nos assentos para manter o distanciamento entre passageiros e a limpeza de áreas públicas. Recebeu nota baixa, por exemplo, a pouca disponibilidade de desinfetantes para as mãos.
Já o aeroporto de Düsseldorf ganhou boa avaliação, por exemplo, na limpeza de suas áreas públicas e em suas normas de distanciamento social, mas teve baixa nota em quesitos como disponibilidade de desinfetantes para as mãos e a higienização dos banheiros.
O Aeroporto Internacional de Atenas e o Milão-Malpensa, que serve Milão, também ganharam quatro estrelas.
Três estrelas para Heathrow
Chama a atenção o fato de Heathrow, que serve Londres e é um dos mais importantes aeroportos do mundo, ter recebido apenas três estrelas no ranking da Skytrax.
A entidade deu baixa avaliação para quesitos como monitoramento da limpeza em áreas públicas do aeroporto, as marcações para distanciamento dos passageiros e os procedimentos para exigir que os passageiros cumpram este distanciamento social.
Ganharam uma boa nota, porém, a disponibilidade de desinfetantes para as mãos, os procedimentos de aferição de temperatura dos viajantes e a exigência de uso de máscara por parte dos viajantes.
Em comunicado enviado a Nossa, o aeroporto de Heathrow informa que “sempre trabalhará pela segurança de passageiros e funcionários. Estamos revisando os resultados da pesquisa da Skytrax para saber quais próximos passos podemos tomar. Uma das nossas próximas ações de vulto será um novo procedimento para verificar a saúde dos passageiros. Estamos trabalhando com o governo britânico para estabelecer este procedimento”.
Também receberam três estrelas locais como os aeroportos de Málaga-Costa del Sol (na Espanha), Nice Côte d’Azur (na França) e Sabiha Gökçen (Turquia).