Estrutura, vontade política e carinho pelas pessoas: a Receita de Eusébio

Eusébio


Prof. Marcelo Henrique

 

Eusébio é um município localizado na região metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará. Fundada em 1988, possui uma população de cerca de 60 mil habitantes, sendo destaque no cenário nacional e internacional por seu pujante desenvolvimento econômico e qualidade de vida de vida inimaginável que proporciona a seus munícipes. Pode-se dizer que a cidade faz jus ao ano de sua fundação, o qual coincide com a promulgação da Constituição da República de 1988, que estabelece em suas linhas, exatamente, o respeito às pessoas, como bem se pratica na região.

Com uma localização privilegiada, Eusébio próxima à capital cearense e às praias do litoral leste do estado, tendo atraído muitos investimentos nos últimos anos, principalmente na área imobiliária. A cidade conta com um comércio diversificado, boa infraestrutura e diversos empreendimentos de alto padrão, o que garantem à cidade uma das rendas per capita mais altas do Estado do Ceará.

Além disso, Eusébio é reconhecida por seus espaços verdes e pela preservação ambiental. A cidade conta com diversas áreas de preservação permanente, como a Reserva Ecológica das Dunas de Sabiaguaba e a Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti, que contribuem para a qualidade de vida dos moradores e visitantes. Uma área acolhedora e inclusiva, sobretudo pelas pessoas encarregadas de sua gestão. Afinal, estrutura e desenvolvimento econômico não adiantam. É preciso vontade política e carinho no trato com as pessoas.

E é exatamente sobre uma pessoa, que faz a diferença, que iremos discorrer em seguida. Trata-se da secretária Micheline Said, que comanda a Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas de Eusébio. Em que pese tratar-se de uma pasta delicada, geralmente mais próxima das políticas de segurança pública, a inquestionável competência acadêmica da Secretária, juntamente com seu envolvimento pessoal com a causa, fazem da política local de prevenção ao uso de substâncias uma das mais bem sucedidas do país.

Para atingir esse modelo de excelência, a municipalidade investe na Educação dos jovens e no acolhimento dos dependentes químicos. Quanto aos jovens, a Prefeitura mantém programas de capacitação realizados no contraturno da escola tradicional, por meio dos quais os alunos são inseridos no universo da informática e outras habilidades que os capacita para o mercado de trabalho. Aquele que demonstra aplicação nos estudos e realiza as atividades propostas pelo programa recebe, ainda, uma bolsa de incentivo, em valor próximo de um salário mínimo, paga pela municipalidade. Dessa forma, os jovens são preparados para o emprego e se mantém afastados do mundo das drogas e da criminalidade.

Aos dependentes químicos, o município conta com um CAPS que mais parece os centros de atendimento de primeiro mundo. A unidade conta com leitos para internação, para os quais disponibiliza instalações com ar condicionado, televisão de última geração e serviços de streaming por assinatura como Netflix. Em instalações impecavelmente limpas e organizadas, toda a rotina do centro, que vai desde a organização dos atendimentos ambulatoriais, até o controle de refeições, administração de medicamentos e almoxarifado, é sistematicamente controlada pela Dra. Micheline Said, por meio de seu iPad.

Quando, por recomendação técnica, cabe melhor ao paciente o atendimento em um ambiente de comunidade terapêutica, clínica ou hospital psiquiátrico (cidade de Messejana), a transferência é feita de forma humanizada, de ambulância e com total participação da família. E, em todos os processos, a equipe multidisciplinar da Prefeitura Municipal é que coordena e executa os trâmites, no âmbito da já mencionada Assessoria Especial de Política sobre Drogas.

Por fim, é importante destacar que a luta humanitária encontra eco em locais como o município de Eusébio, o qual, embora pequeno se comparado aos grandes municípios brasileiros, gigante se faz naquilo que se propôs, ainda que nos limites de seu espaço. Nossas homenagens ao Sr. Prefeito, Dr. Acilon Gonçalves Pinto Junior, bem como à sua já mencionada Secretária Dra. Micheline Said.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Supremo enviará a Lula nomes para duas vagas no TSE

Artigo Anterior
Dr. Veit

Cirurgião dentista brasileiro Dr. Veit ministra palestra em Harvard

Relacionados