Programa de Educação, Conscientização e Repúdio ao Racismo

racismo


A coluna intelectualidade.online, hospedada aqui no UOL, está dando início a um grande projeto de formação social antirracista denominado Programa de Educação, Conscientização e Repúdio ao Racismo. Trata-se da elaboração de estudos e palestras a serem realizados em várias localidades do Brasil, Estados Unidos e Reino Unido sobre esse triste mal que ainda está presente em nossa sociedade. Dentre outras abordagens, pretende-se explicar a todos, de forma clara e inclusiva. Para isso, o projeto também contará com o apoio do Programa Iqiniso, da TV Erga Omnes, que é apresentado pelas advogadas Dra. Erika Verde e Dra. Margareth Almeida, ambas pertencentes aos quadros da Seccional do Maranhão da Ordem dos Advogados do Brasil. o Programa Iqiniso aborda temas referentes à população negra, seus anseios, conquistas e reivindicações.

A coordenação do projeto fica a cargo do Prof. Dr. Marcelo Henrique, Editor-Chefe da intelectualidade.online e idealizador do programa. Em entrevista ao Brasil Agora Online, o professor afirmou que “não é possível nos calarmos diante dos crescentes episódios de racismo que se observam nos principais noticiários. O racismo é uma doença social que precisa ser extirpada de nosso meio.” Quando perguntamos sobre os recentes casos ocorridos em competições esportivas, principalmente futebol, ele nos respondeu que “essas são as manifestações mais aparentes de racismo. São perniciosas, é claro, e devem ser repudiadas com veemência, entretanto, representam apenas uma modalidade de prática racista, aquela advinda da cor da pele. Grande atenção merece também o racismo por orientação sexual, o racismo religioso, o racismo regional – que consiste na discriminação de pessoas de outras regiões –, ou ainda, o racismo ambiental, o qual induz o acesso a serviços de saneamento básico apenas a pessoas de classes mais privilegiadas dentro dos grandes centros urbanos. Isso sem falar das nefastas consequências das chuvas, cujas maiores vítimas ainda são, em abundante maioria, pessoas menos favorecidas economicamente.” Sobre as expectativas do projeto, encerra o acadêmico: “nosso grande objetivo é criar um fórum permanente de discussão do racismo, para que seja possível conscientizar o maior número de pessoas, sobretudo para que compreendam nosso lema fundamental: não ser racista é ser antirracista.”

Maiores informações na coluna intelectualidade.online (para acessar basta digitar intelectualidade. online no seu navegador), no Programa Iqiniso, ou nas suas respectivas redes sociais. Instagram: @intelectualidade.online e @prog.iqiniso.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Painel Conserva Flora facilita acesso à flora ameaçada de extinção

Artigo Anterior

Papa recupera-se bem de cirurgia, diz Vaticano

Relacionados