Atleta paralímpico Vinícius Rodrigues retira prótese em prova do BBB 24, gerando críticas e debates sobre acessibilidade



Desafio do reality show é questionado por ativistas da causa PCD e internautas.

Durante a primeira prova do líder do Big Brother Brasil 2024, o atleta paralímpico Vinícius Rodrigues surpreendeu ao retirar a prótese da perna esquerda para concluir uma das etapas do desafio. A prova consistia em uma queda em uma piscina de bolinhas e a passagem por um corredor de gosma verde no chão.

O momento foi registrado e compartilhado nas redes sociais, onde Vinícius é elogiado por sua determinação. No entanto, a atitude também gerou críticas, principalmente de ativistas da causa das Pessoas com Deficiência (PCD) e internautas, que questionaram a falta de acessibilidade e equidade na prova.

Repercussão nas redes sociais:

Uma internauta defendeu Vinícius, afirmando: “Faltou preparo da produção nessa prova, esquecendo que corre risco dele escorregar e não ter apoio com a perna da prótese. Não tem que facilitar mesmo, mas sim saber elaborar. Mesmo assim Vinícius foi gigante demais e rápido. Tem tudo pra ir longe.”

Já o ativista PCD Ivan Baron enfatizou: “O Vini não é coitadinho e não merece ser campeão por causa disso! Só queremos respeito e equidade na competição!”

O coordenador da Coordenadoria Especial de Pessoas com Deficiência (Copedef) de Fortaleza, Emerson Damasceno, também se pronunciou: “As próximas provas deveriam ser adaptadas para o Vinícius, minimizando o risco e também poupando qualquer dano à prótese dele. É questão de segurança também. Vejam como ele saltou na frente, só perdeu porque teve que retirar a prótese.”

Alerta de especialista:

Grazielle Carvalho, fisioterapeuta e ortoprotesista da Orto-San, alerta que o tipo de prótese utilizada por Vinícius, com um joelho biônico não resistente à água, pode não ser apropriada para todas as provas. Ela sugere que em desafios aquáticos, como o enfrentado pelo atleta, seria mais adequado o uso de uma prótese resistente à água, embora ressalte que essa escolha também possa apresentar desafios. Carvalho destaca a importância do diálogo contínuo sobre a inclusão e acessibilidade: “Quando se trata de deficiência, devemos sempre estar abertos ao diálogo.”

Quem é Vinícius Rodrigues:

Aos 29 anos, o atleta paralímpico e velocista no atletismo teve que fazer a difícil escolha entre participar dos Jogos Paralímpicos em Paris ou integrar o BBB 24. Aos 19 anos, um acidente de moto resultou na amputação de sua perna esquerda, mas a visita da campeã paralímpica Terezinha Guilhermina mudou seu foco para se tornar um atleta profissional.

Sobre a ORTO-SAN:

A ORTO-SAN, fundada em 1981, destaca-se na confecção de próteses, órteses e palmilhas ortopédicas, oferecendo atendimento humanizado e soluções personalizadas. Com mais de 40 anos de experiência, a clínica é referência em reabilitação, pautando-se por ética, responsabilidade ambiental, efetividade e humanização. Seu fundador, João Batista de Oliveira, iniciou a jornada na área ortopédica na década de 1970, consolidando a empresa que hoje busca a excelência técnica e o reconhecimento como exemplo de confiança e atendimento humanizado.

Foto: Internet | Divulgação

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Parque do Mundo Bita chega ao Boulevard Shopping, com maior roda-gigante indoor do Brasil

Artigo Anterior
Como evitar rugas e envelhecimento da pele do rosto

Anti rugas: Como evitar rugas e envelhecimento da pele do rosto?

Relacionados