O papel da engenharia na prevenção de acidentes de trabalho



Profissionais das engenharias que se qualificam nessa área têm ganhado cada vez mais destaque no mercado de trabalho; Faculdade Pitágoras –

Unidade de Juiz de Fora realizará oficina sobre o tema no dia 18 de junho

 

Existem várias áreas onde o profissional da engenharia pode atuar depois de formado. Uma das mais importantes e onde o engenheiro pode se destacar e prestar um serviço essencial para a empresa e funcionários é na área de segurança do trabalho. Empresas multinacionais e nacionais atualmente recrutam e selecionam engenheiros que já entendem a importância desse setor. A existência de legislação, certificações, processos, procedimentos e projetos envolvendo a saúde e segurança do trabalho é real, por isso, buscar conhecimento nesta área pode ser um diferencial para quem procura um espaço no mercado de trabalho.

O Brasil ocupa a quarta colocação no ranking mundial de acidentes de trabalho, com quase 700 mil acidentes e 4 mil mortes anuais, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgados em 2013. De acordo com o levantamento, 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já o número de acidentes de trabalho fatais chega a 321 mil. Isso quer dizer que a cada 15 segundos, um trabalhador morre em decorrência de doenças ou acidentes relacionados ao trabalho no mundo. “Normalmente, são três fatores que podem causar ou contribuir para alguns erros graves que levam uma pessoa a sofrer um acidente de trabalho, como não estar prestando a devida atenção na tarefa que está executando e se colocar em uma situação de risco. São eles: a pressa, a frustração e o cansaço”, explica a Engenheira, especializada em segurança do trabalho, Henriette Simões.

Com o objetivo de capacitar os alunos, recém-formados e profissionais de engenharia, seja qualquer uma delas, aos novos conceitos e tendências em saúde e segurança do trabalho, para que possam se destacar ainda mais no mercado, a Faculdade Pitágoras – Unidade de Juiz de Fora (Av. Barão do Rio Branco, 499, Bairro Manoel Honório), irá realizar uma palestra com o tema: “O papel da Engenharia como prevenção de acidentes de trabalho”. A oficina será ministrada pela Engenheira Henriette Simões, Pós-Graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Federal de Juiz de Fora e Graduada em Engenharia de Produção na Universidade Salgado de Oliveira. Os tópicos a serem abordados incluem: Interface das áreas relacionadas a Saúde e Segurança do Trabalho; Estatísticas, conceitos e definições de Acidente do Trabalho; Certificações Atuais em Saúde e Segurança do Trabalho; Processos, Procedimentos e Projetos habituais em todas as empresas de saúde e segurança do trabalho; Deveres e direitos dos colaboradores em relação a saúde e segurança do trabalho; e Tendências da Engenharia em Relação a Saúde e Segurança do Trabalho.

A palestra, que é aberta ao público, acontece na próxima segunda-feira (18), às 19h30, na sede da Faculdade Pitágoras – Unidade de Juiz de Fora e faz parte do projeto qualificação solidária. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://goo.gl/QcN2cz mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível, que serão doados a instituições de caridade da cidade. Mais informações pelos telefones (32) 9 9166-8329 / (32) 9 8408-9905.

 

Faculdade Pitágoras

 

A cidade de Juiz de Fora passa a contar com a tradição e a excelência em ensino da Faculdade Pitágoras. A partir do segundo semestre de 2018, a unidade, localizada na Av. Barão do Rio Branco, 499, Bairro Manoel Honório, oferecerá os cursos presenciais de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Civil. O vestibular será realizado neste sábado, 30/06, às 14h, e as inscrições podem ser realizadas pelo portal www.vestibulares.com.br/pitagoras.

 

Com infraestrutura de ponta, a Faculdade Pitágoras – Unidade Juiz de Fora conta com 12 salas de aula totalmente equipadas, 5 laboratórios (Laboratório de Informática Básica; Laboratório de Informática Avançado; Laboratório de Química, Laboratório de Física e Laboratório de Desenho Técnico), biblioteca com bibliografias renomadas e equipada com terminal de consulta, salas de estudo em grupo, além de cabines de estudo individual. Para democratizar o ingresso do estudante ao ensino superior, a instituição oferece facilidades como o Parcelamento Estudantil Privado (PEP), possibilitando ao universitário valores de mensalidades acessíveis e juros zero durante todo o curso.

 

A Faculdade Pitágoras é uma marca da Kroton Educacional, um dos maiores grupos de ensino do mundo. São 50 anos de tradição e pioneirismo de ensino e mais de 60 unidades nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Sergipe.

 

Serviço

Faculdade Pitágoras – Palestra “O papel da engenharia na prevenção de acidentes de trabalho”

Data: 18 de junho

Horário: 19h30

Local:  Av. Barão do Rio Branco, 499, Bairro Manoel Honório

Inscrições: https://goo.gl/QcN2cz

Informações: (32) 9 9166-8329 / (32) 9 8408-9905.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Montes Claros recebe o Projeto Intervenções com teatro e shows gratuitos

Artigo Anterior

Modão Mangalarga Marchador apresenta Zezé di Camargo & Luciano

Relacionados