Área tem como foco agir de forma preventiva, investigando, prevenindo e tratando doenças da cavidade oral

Os atletas profissionais ou não fazem parte de um grupo que requer um cuidado especial com a saúde bucal, sendo o corpo seu principal instrumento de trabalho. Alterações bucais podem interferir diretamente ou indiretamente no seu desempenho, com isso o cirurgião dentista deve estar sempre atento para conhecer as particularidades de um atleta e dar uma melhor orientação sobre os cuidados com os dentes e tratamentos.

A Odontologia do Esporte tem como objetivo principal agir de forma preventiva , investigando, prevenindo e tratando doenças da cavidade oral, pois infecções orais podem gerar problemas em todo organismo, interferindo na sua carreira, como exemplos: ausências em treinamentos ou ate mesmo uma importante competição.
Por esse motivo, é importante que o atleta tenha cuidados redobrados com a cavidade oral, focos infecciosos bucais, pois, eles podem atrapalhar na recuperação e lesões musculares e articulares. Outro problema são as alterações ortodônticas que influenciam diretamente na respiração e postura corporal do atleta.
Dentes Sisos 
Vale lembrar também, que o atleta com a presença dos dentes Sisos podem aumentar a probabilidade de fraturas mandibulares. Sendo assim, existem os protetores bucais que já conhecemos confeccionados de forma individual pelo dentista para cada atleta. Devido aos diversos benefícios que o cirurgião dentista pode trazer aos atletas, a sua importância no desempenho de um atleta é sempre indiscutível.
*Drª. Laís Simas
Formada em Odontologia e Pós Graduada em Ortodontia

Leave a Reply

Your email address will not be published.

comentários