A Harmonização Orofacial ou Estética Facial, desde janeiro de 2019, é a área de especialidade dos cirurgiões dentistas, reconhecido pela Resolução CFO 198/2019 do Conselho Federal de Odontologia.
Doutor Emilio Marquardt participou de uma entrevista onde foi questionado sobre algumas dúvidas que se refere a uma polêmica relativa à Harmonização orofacial, ele também fala sobre o retorno financeiro que os procedimentos estéticos geram para os cirurgiões dentistas.
Em uma entrevista o cirurgião dentista, Dr. Emilio Marquardt, respondeu algumas indagações e incertezas acerca de procedimentos estéticos na área odontológica, ao ser questionado sobre sua mudança do âmbito clínico para investir na estética, ele explicou de maneira satisfatória que observando os domínios de um profissional odontológico é possível notar que as principais preocupações de um recém formado é olhar primeiramente para o cuidado e promoção da saúde bucal. Mas Emilio afirma que quando o profissional entra no mercado de trabalho ele observa que tratar somente de dentes não lhes proporciona a lucratividade e a rentabilidade desejada, sendo assim o cirurgião dentista pode complementar a atuação no tratamento dentário com procedimentos estéticos, vendo que o serviço de harmonização facial, por exemplo, é vendido com muito mais facilidade do que uma extração dentária.
Sendo pioneiro na luta pela habilitação dos dentistas na área de Harmonização Facial no Brasil, Emilio respondeu com precisão e segurança a pergunta sobre a polêmica de que os profissionais não poderiam atuar realizando o procedimento estético. Com suas palavras ele diz que a situação já está alinhada e por ética ele decide não entrar em um debate, relembra também que os cirurgiões dentistas são capacitados para realizar a harmonização, pois, os mesmos têm uma formação intensiva onde estudam os músculos faciais, Emilio pontua que o procedimento realizado por um profissional odontológico difere de maneira benéfica, do que quando realizado por profissionais de áreas opostas.
Conforme Dr.Emilio, a formação do dentista também o qualifica como especialista, para o diagnóstico e tratamento da face e crânio do ser humano. Sendo assim, tem sido cada vez mais comum, tratamentos de beleza facial serem feitos por dentistas, para termos a simetria e a harmonização perfeita e com maestria.