Thiago de Miranda Coutinho, o Especialista em Inteligência Criminal que vem se destacando nacionalmente no meio jurídico

Thiago de Miranda Coutinho


O catarinense Thiago de Miranda Coutinho vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade no cenário jurídico brasileiro. Graduado em Jornalismo e Direito, o Especialista em Inteligência Criminal ostenta mais de 60 artigos publicados nos mais prestigiados veículos de comunicação do país, além de ter escrito 3 livros em coautoria.

Abordando as searas dos Direitos Penal e Processual Penal, desde 2019, Coutinho vem solidificando seu nome como uma das revelações do meio acadêmico, sendo citado inclusive, em Boletins Informativos Criminais de Órgãos Ministeriais.

Atualmente, Thiago de Miranda Coutinho vem sendo convidado a proferir palestras pelo Brasil abordando o tema: “Investigação Defensiva sob o viés da Atividade de Inteligência”; tido como vanguardista entre os advogados criminalistas.

Segundo o Especialista, em face da ausência de força normativa vinculante na matéria, o que se enxerga no cenário processual penal brasileiro é a premente necessidade de se operacionalizar materialmente o assunto investigação defensiva, pois tal instrumento indispensável à paridade de armas – e consequente amplitude de defesa e ao contraditório, sobretudo na fase inicial da persecução penal –, não pode mais estar suscetível a tamanho hiato legal.

Coutinho pondera ainda que, é sob o escopo de romper paradigmas no afã de prover ainda mais robustez à investigação defensiva sob tal ótica, que se aporta a preocupação quanto à desproporcionalidade de forças entre acusador e defensor. Ou seja, não há mais que se olvidar da extrema importância de um posicionamento estratégico da defesa. E ao se falar em estratégia, emerge o entendimento de que a investigação defensiva guarda viés de atividade de inteligência.

Ademais, o palestrante sublinha que a atividade de inteligência é amplamente utilizada na iniciativa privada e, por isso, da forte motivação em abordar tal temática no seio da advocacia, pois é através do viés de inteligência na investigação defensiva que o advogado criminalista pode interligar ao Direito, áreas como, por exemplo, a Psicologia e a Neurociência.

Por fim, cabe destacar que Thiago de Miranda Coutinho integra o corpo docente da respeitada Academia de Polícia Civil de Santa Catarina, – instituição que atua como Agente de Polícia Civil –, tendo sido condecorado com a distinta Medalha do Cinquentenário das Forças Internacionais de Paz no Brasil.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Educadores dizem que novo ensino médio amplia desigualdades

Artigo Anterior

Jogador de futebol é condenado por atropelar e matar casal no Rio

Relacionados