O advogado Alex Henrique dos Santos, com pós-graduação pela Instituição Damásio de Ensino, palestrante, consultor e parecerista, compartilha dicas para proteger sua empresa. Saiba mais.
“Acredito que a experiência no comércio tenha sido um grande diferencial na minha carreira, pois sempre encarei a advocacia como uma empresa. Atualmente, atuo em 4 Estados.
Hoje, o advogado Alex Henrique dos Santos divide o palco com grandes nomes como Eugênio Malavazi, René Ariel Dotti e Aury Lopes Junior. Em entrevista, perguntamos sobre a possibilidade de compartilhar 5 dicas para empreendedores que desejem se resguardar juridicamente. Confira abaixo:
1. Cuidado com os contratos
O empresário precisa ter uma atenção muito grande com contratos assinados com os fornecedores. Jamais assine um contrato sem ter a certeza de que entendeu todos os detalhes e de que não haverá prejuízos em caso de desistência ou encerramento imprevisíveis.
2. Acordos de trabalho
Um contrato de trabalho bem formulado, visando a especialidade da atividade empreendida, bem como detalhes da região, modo de trabalho e quaisquer outras especificidade que a atividade exija, com certeza, evitará processos trabalhistas e, assim, evitará condenações absurdas que desestruturam a saúde financeira da sua empresa.
3. Clientes insatisfeitos
Erros no atendimento ou no produto entregue podem causar processos de reparação de danos. Para o empresário evitar isso e até planejar melhor sua rotina de trabalho é aconselhado que redija contratos com o cliente que vislumbra todas as especialidades de seu produto, sem deixar de abordar as cláusulas penais para descumprimento e situações em que seu cliente não honrará o pactuado.
4. Antecipe os problemas
Sempre anteveja as situações de risco e os problemas que poderão acontecer durante a negociação, ou durante a venda/execução do serviço e, não se esqueça dos problemas que podem acontecer durante o pós venda. Um problema antevisto será uma situação já prevista em contrato.
5. Consulte um advogado especialista.
Contratar uma assessoria jurídica se torna um investimento imprescindível se o empresário pretende evitar erros que podem levar à falência de sua empresa. Procure e consulte uma assessoria que esteja dentro do orçamento de sua empresa.
Para seguir:
Instagram: @alexhsantosadv
Facebook: Alex H Santos