8 experiências diferenciadas que uma viagem para Amazônia te proporciona

viagem para Amazônia


A Amazônia é o destino perfeito para os amantes da natureza. Afinal, além de ser considerada uma das maiores reservas naturais do planeta, ainda carrega o título de maior ícone mundial da biodiversidade.

Além do mais, a região reserva experiências autênticas e memoráveis que te permitirão uma verdadeira imersão na vida selvagem e, sobretudo, o privilégio de se sentir parte de um dos mais valiosos tesouros brasileiros.

8 experiências diferenciadas que uma viagem para Amazônia te proporciona

Agora sim, é hora de conhecer as oito experiências únicas e renovadoras que farão da sua viagem para Amazônia um destino memorável. Vamos lá?

1- Fazer um cruzeiro em meio à floresta

Contemplar a riqueza natural da selva amazônica já é, por si só, uma experiência que vai ficar para sempre na memória. Agora imagina fazer um cruzeiro, all inclusive, em plena floresta?! Pois isso é possível em uma viagem para Amazônia.

Além de navegar pelos rios Negro e Solimões em um luxuoso navio, você terá a chance de participar de excursões diárias que te permitirão conhecer mais a fundo a fauna, vegetação e povo desta região.

Prepare-se para percorrer comunidades indígenas, se deparar com botos-cor-de-rosa e jacarés, passear pelos igaparés e igapós em pequenas embarcações e até mesmo visitar o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, que é o Arquipélago de Anavilhanas.

2- Se hospedar, literalmente, no meio da selva amazônica

Que a floresta amazônica é abundante e deslumbrante, não resta dúvidas. Agora já pensou ter a chance de dormir e acordar no meio dela? Pois isso é possível graças aos hotéis de selva, que proporcionam a experiência diferenciada de se hospedar no meio da mata, sem precisar abrir mão do conforto.

Há, inclusive, opções de pousadas flutuantes, cabanas construídas sobre palafitas e, para quem deseja experiências mais rústicas, até mesmo pernoite em acampamentos ou vilarejos indígenas. Tudo isso em áreas preservadas, onde você poderá ouvir os sons da natureza, contemplar cenários deslumbrantes e ter contato com a fauna e flora da região, inclusive por meio de passeios já inclusos.

cruzeiro em meio à floresta

3- Contemplar os animais da Amazônia

A exuberante fauna da Amazônia, por si só, é uma grande atração. A região é berço para mais de 300 espécies de mamíferos, como a onça-pintada, a anta e o lobo-guará, além de três mil espécies de peixes, a exemplos de tucunarés, surubins e piranhas.

Nos ares, ainda vemos tucanos, papagaios, gaviões e garças, entre outros pássaros. E não podemos deixar de mencionar também os jacarés, tartarugas, cobras, botos e macacos que também costumam dar as caras para quem visita a floresta Amazônica.

Contemplar os animais da Amazônia

4- Praticar uma pesca esportiva de piranhas

Agora se você é um amante da pescaria, não pode deixar de praticar a pesca esportiva de piranha na região do Rio Ariaú. E engana-se quem pensa que esta é uma experiência exclusiva para os mais experientes. Quem nunca pescou na vida não só pode participar, como com certeza irá se surpreender.

A excursão começa com um relaxante passeio de barco até os pontos de pesca situados nos rios, igapós e igaparés da Amazônia. Chegando lá, além de desfrutar da bela paisagem da floresta, você terá a chance de preparar sua isca, lançar a linha de pesca na água e esperar a mágica acontecer. Em alguns casos, ainda é possível preparar e saborear as piranhas fisgadas.

Participar de uma focagem noturna de animais

5- Participar de uma focagem noturna de animais

Para quem gosta de emoção, também é possível passear de barco pela floresta amazônica em meio à escuridão. Neste passeio, além de ouvir os sons e sentir o cheiro da mata, você terá a chance de observar os hábitos noturnos de alguns animais e as interações da natureza. O destaque fica para os jacarés, que você encontrará pelo caminho com a ajuda de lanternas e holofotes.

6- Visitar os povos nativos: um passeio que não pode faltar na sua viagem para Amazônia

Outra experiência bastante interessante que a viagem para Amazônia oferece é conhecer as comunidades que vivem dos rios e da floresta. Além de conhecer a região navegando pelos rios, você terá a chance de saber um pouco mais sobre as tradições e costumes de etnias indígenas como Tikuna, Guarani-Kaiowá, Yanomami, Sateré-mawé, Munduruku e Mura e dos ribeirinhos.

7- Testemunhar o encontro das águas dos rios Negro e Solimões

É justamente nesta região que os botos cor-de-rosa costumam ser avistados, mas engana-se quem pensa que esta é a única atração que você encontrará nos rios Negro e Solimões. Ali, você irá se surpreender com a nítida imagem de dois rios que não se misturam, sendo um de água preta e o outro de água barrenta. Um fenômeno ocasionado pelas temperaturas, correntezas e densidades distintas.

maravilhas da Terra das Cachoeiras

8- Desfrutar das maravilhas da Terra das Cachoeiras

Mas nem só de rios e florestas vive a Amazônia. Ao lado de Manaus, está situada a cidade de Presidente Figueiredo, mais conhecida como Terra das Cachoeiras. O local reúne mais de 150 opções de cachoeiras, com os mais diferentes cenários, além de corredeiras, cavernas, grutas, trilhas e esportes radicais como tirolesa, rapel, rafting e caiaque, entre tantos outros.

Dicas de viagem para Amazônia

Agora que você já conhece um pouco sobre a Amazônia e as experiências únicas proporcionadas por este destino, é hora de conferir algumas dicas que, apesar de simples, farão toda a diferença na sua viagem.

  • Apesar de não ser obrigatória, a vacina contra a febre amarela é altamente recomendada para quem irá visitar a região norte do Brasil.
  • Filtro solar e repelente são itens praticamente obrigatórios para se levar na bagagem e carregar consigo durante toda a viagem;
  • Priorize roupas leves já que, além de quente, Manaus tem um clima ‘abafado’;
  • Mas, para desbravar a floresta, prefira calças, exceto jeans, e camisas de manga compridas, além de um confortável tênis;
  • Não deixe de levar medicamentos que você já tem o costume de tomar em caso de necessidade, como analgésicos, antialérgicos e antitérmicos.

E aí, está convencido do quanto a viagem para Amazônia é uma opção diferenciada?

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Ministério inclui covid-19 em lista de notificação compulsória

Artigo Anterior

Ia – Instituto De Arte Contemporânea De Ouro Preto apresenta nova exposição da artista Emiliana Marquetti

Relacionados