Acreditar em um ensino transformador e despertar o estudante para ser protagonista das suas conquistas, é uma das melhores formas de fazer uso das atividades de alfabetização.
E para isso, é necessário comprometimento em proporcionar a vivência de valores e inúmeras experiências de aprendizagem e uma proposta educativa.
A importância de ensinar a ler e escrever é uma habilidade de brincar, manipular e mexer com os sons da fala produzindo a escrita e a leitura.
Refletir sobre esse processo é que gera um domínio dos sons e da fala e as relações disso com a nossa linguagem na escrita.
Somente quando iniciar a trabalhar consciência fonológica é que as crianças irão começar a desenvolver essas habilidades.
Ficou interessado nesse assunto? Acompanhe a leitura e se aprofunde mais.
Desenvolvendo as habilidades de ler e escrever
E à medida que essas habilidades são desenvolvidas e são desencadeadas, uma depois da outra, uma encaixando após outra elas irão conseguir então ter uma reflexão métrica da escrita e leitura.
Existem atividades de alfabetização que desenvolvem habilidades que trabalham com a sílaba como:
- separar sílabas;
- juntar sílabas;
- formar palavras;
- adicionar uma sílaba e formar outra palavra .
Por exemplo, na palavra “bola” o que acontece se colocar “cha” no final da bola? Vira, bolacha.
Então esse tipo de brincadeira com as sílabas serve para começar despertar na criança a habilidade de trabalhar as atividades com sílabas.
Além disso, essas habilidades de refletir sobre o que fala é brincar de mexer e alterar esses sons para falar novas palavras e para escrever também.
E para desenvolver as atividades de alfabetização usamos a consciência fonológica de rimas.
Sendo assim, também é bem divertido trabalhar com cartilha de alfabetização, ela permite fazer uma série de brincadeiras e desencadear depois para o trabalho com os problemas e a consciência fonêmica.
Em outras palavras, as operações de juntar sons e formar uma sílaba, por exemplo, ou separar para escrever e conseguir entender que letras devem ser escritas.
Essas várias atividades que agrupam memórias são fundamentais e servem para trabalhar cada uma dessas habilidades de ler e escrever.
Qual é a melhor forma de ensinar a consciência fonológica?
Será que uma criança aprende melhor se for individualmente ou será que pode uma professora ensinar para pequenos grupos?
Lembrando que é preciso tomar decisões com base em evidências que dão mais resultado.
Por exemplo:
- no ensino individualizado dá um resultado bem interessante 0.6%, de aprendizado;
- sala inteira inteira 0.67%;
- pequenos grupos 1.38% o resultado é o dobro do ensino individual e do que o ensino da sala de aula inteira.
Logicamente que fazer um trabalho de construção em pequenos grupos é uma tarefa muito difícil, quando se tem 15 alunos ou 20 alunos.
Mas para suprir essa dificuldade, uma das formas de trabalhar a consciência fonológica é com pequenos grupos, usando jogos e atividades com sílabas, onde eles trabalham em dupla.
Mas se você puder trabalhar com grupo de 3, 4 ou 5 você vai ter um resultado muito melhor do que trabalhar para turma inteira.
Quantas horas de consciência fonológica usando atividade e cartilha de alfabetização com sílabas deve trabalhar por semana? Pelo menos 75 minutos por semana, precisa ter um mínimo para ter um ganho interessante.
Sendo assim, as escolas trabalham sistematicamente consciência fonológica, e irão separar pelo menos duas aulas por semana para fazer um trabalho específico de consciência fonológica.
Para que as crianças venham assimilar e aprender a ler e a escrever, uma das coisas mais importantes do trabalho da consciência lógica é como trabalhar com rima.
Quando tiver uma parlenda que permita fazer, será possível ver o resultado. É importante separar duas aulas por semana, com momentos de 40 minutos por semana para essa atividade.
A melhor forma de ler e escrever: para as crianças
O interessante é conseguir alfabetizar as crianças no primeiro ano, e para conseguir esse resultado com as atividades de alfabetização é interessante agregar as dicas citadas acima.
E com as atividades com sílabas e apostila de educação infantil é que se consegue chegar muito mais perto e rapidamente na alfabetização e no desenvolvimento para saber ler e escrever.
Além do mais, desenvolver as habilidades psicológicas em que essas atividades possam trazer resultado dentro do processo de alfabetização, com o desenvolvimento da leitura e da escrita.
Além disso, trabalhar com a consciência das sílabas ,ou seja, brincadeira de separar sílabas, juntar sílabas, colocar uma sílabas, formar uma palavra nova, remover uma sílaba para formar uma nova palavra com brincadeiras chama a atenção da criança.
Trabalhar com essas brincadeiras cognitivas estimulando a mente da criança a reagir a mudança em trocar as sílabas de lugar, ela é valiosa para desenvolver uma atividade de assimilação entre as próprias sílabas.
Sendo que a mente da criança funciona como um HD interno armazenando tudo que se vê, ouve ou pratica, com uma atividade bem elaborada esse aprendizado traz evolução.
Atividades para Educação Infantil são desenvolvidas ao longo dos anos, e devem ser estimuladas para um melhor desenvolvimento da coordenação motora, além do melhoramento na leitura.
O trabalho pedagógico a respeito do aprendizado de ler e escrever é um trabalho contínuo, e que não deve ser interrompido para que o aluno mantenha raciocínio lógico a respeito desse processo.
Conclusão
Trabalhar com os prés escolares e as séries iniciais nas atividades de alfabetização é um trabalho muito importante e que deve ser iniciado o mais cedo possível.
Assimilação da criança logo nos primeiros anos de vida irão trazer benefícios para os ensinos futuros.
Temos também neste post, que a importância de jogos e trabalho em pequenos grupos com os alunos traz o melhor resultado para o aprendizado deles.
Outro ponto importante é a capacitação dos profissionais da educação, para realizar um trabalho cada dia melhor para esses alunos.
Continue visitando nossos posts, e colhendo informações que agregam valores ao aprendizado pedagógico, entre atividades divertidas que deixam o dia a dia dos estudantes mais alegres e atrativos.
Até mais.