12ª EDIÇÃO DA MERCADORIA ACONTECERÁ NO DIA 15 DE DEZEMBRO

0
186

Feira reúne mais de 80 expositores locais na Casa Bernardi para a venda de produtos de arte, moda, decoração, acessórios, cosméticos naturais, papelaria, plantas e brinquedos. Evento também terá espaço de convivência com uma programação diferenciada com show, oficinas, flash tattoo, teatro infantil e área gastronômica. A entrada é gratuita

Belo Horizonte – Estabelecer conexões entre pessoas, projetos e ideias, fomentar de maneira sustentável a economia da cidade, ressignificar a forma de consumir, trazer mais consciência e valorizar a cultura do “feito à mão”. Essa é a proposta da Mercadoria, que chega a sua 12ª edição. Parte integrante do calendário de eventos da cidade, a feira reúne expositores locais e oferece aos visitantes um espaço de convivência com música ao vivo, atividade para crianças, oficinas gratuitas e área gastronômica. A iniciativa é da Amadoria, empresa que cria, planeja e realiza experiências de conexão e aprendizagem com o objetivo de fomentar a arte, a criatividade, a inventividade e a economia colaborativa local.

Confirmada para o dia 15 de dezembro – às vésperas do Natal, principal data para o comércio brasileiro – a 12ª Mercadoria acontecerá na Casa Bernardi com exposição de diversos produtos de diferentes categorias, para todos os gostos e públicos. A proximidade da feira com o Natal anima os produtores. “A Mercadoria acaba sendo uma aliada para alavancar a venda de presentes e fomentar uma compra mais consciente e criativa. É uma oportunidade de sair do comum, de fugir dos shoppings lotados, de fazer compras ao ar livre, com direito a música ao vivo, possibilidade de encontrar pessoas legais e ainda comprar presentes com mais consciência e significado”, conta Mariza Machado, cofundadora da Amadoria e uma das idealizadoras da Mercadoria.

Na sua 12ª edição, a Mercadoria irá receber mais de 80 produtores locais, como Natália e Bruno, da Florinha da Nat, empresa especializada em Suculentas e Cactos. “A Mercadoria é a feira mais importante para nós, pelo empenho e cuidado das organizadoras, além do público que realmente valoriza o produtor local. Em todas as edições o nosso retorno de vendas foi muito positivo”, explica Natália.

Para Janaína Leal Miglio, proprietária da Lote – que investe em roupas atemporais e com responsabilidade social -, a experiência de participar da Mercadoria ajudou muito a ampliar o público que consume os produtos. “As pessoas que frequentam a Mercadoria querem consumir produtos artesanais, mas buscam qualidade. E a feira tem uma curadoria excelente, que valoriza de verdade o feito a mão e a produção local. Tenho clientes fiéis, que conheceram o meu trabalho na Mercadoria. A feira, sem dúvida, ajudou no reconhecimento da minha marca e alavancou o crescimento. Hoje, muito mais pessoas conhecem a Lote”, conta.

Além de fomentar o trabalho dos produtores locais, a Mercadoria também é um espaço para que as pessoas possam se relacionar, divertir, participar de oficinas, assistir a shows e desfrutar da boa gastronomia. “A nossa proposta é incentivar as pessoas a comprar com mais consciência, mas também ser um local de convivência. É realmente ser um momento de encontro, entre as famílias e os amigos. Acreditamos que tornar a compra um momento especial também é uma forma de fortalecer a relação entre produtores e consumidores locais”, defende Bárbara Andrade, também cofundadora da Amadoria e uma das idealizadoras da Mercadoria.

Nesta edição, a programação está recheada de bons momentos: haverá flash tattoo, oficinas de mandalas e suculentas, música ao vivo com o Grupo Baioquê, apresentação do DJ João Elias e o espetáculo Espetaclim (Teatro de Bonecos) para crianças. Confira os detalhes das atrações:

Flash Tattoo

As tatuadoras Patrícia Mara, Clara Vaz e Silvia Mendes estarão na feira fazendo desenhos botânicos com valores especiais. As tatuagens são feitas por ordem de chegada, de acordo com a disponibilidade.

Oficinas

Mandalas: 14h às 15h, com Letícia Rodrigues da Prisma Mandalas.

As mandalas em fios “olho de deus” são feitas com palitos de madeira, lã, barbante e linhas diversas, formando lindas peças circulares para decoração de ambientes. Nessa oficina, serão confeccionadas peças de quatro pontas, com palitos de madeira de tamanhos diversos e lã colorida. *Todo o material está incluso e é gratuito. As inscrições devem ser feitas na hora, por ordem de chegada até a lotação da turma.

Arranjo com suculentas: 15h às 16h, com Natália Pimenta da Florinha da Nat.

Suculentas são plantas conhecidas pelas suas folhas gordinhas com inúmeras espécies existentes, cores, formatos e tamanhos. Ela é muito utilizada na decoração de pequenos jardins.

Shows

Grupo Baioquê: 12h30 às 14h

Grupo musical nascido em BH, formado por voz, violão e percussão, que vem desenvolvendo um trabalho com releituras de várias composições da música popular, trazendo para o público versões de estilos diversos como pop rock, reggae, pop internacional, xote, MPB e samba, em um show envolvente e cheio de swing.

DJ João Elias: 14 às 18

Vindo de um ambiente familiar onde a música sempre fez parte, DJ João Elias acabou se apaixonando pelas brasilidades. Através da influência de seu pai que o deixou uma coleção de 600 discos de vinil, começou a tomar gosto pela discotecagem e a comprar mais discos para a coleção.

Para as Crianças

Espetaclim – Teatro de bonecos: 12h | Duração: 20 minutos

Espetáculo de cenas curtas que se alternam de maneira dinâmica e divertida, onde os personagens (bonecos) são manipulados por um palhaço (bonequeiro) que durante sua apresentação se comunica com o público, envolvendo-o nas cenas. Este trabalho vem sendo executado e transformado ao longo do tempo por seu criador, o artista plástico, ator e fabricante dos bonecos Paulinho Polika. Toda a trajetória é conduzida por uma trilha musical original e os bonecos são feitos com técnicas variadas como fio, vara, luva e balcão.

Serviço

12ª edição da Feira Mercadoria

Data: 15 de dezembro (domingo)

Horário: de 11 às 18h

Local: Casa Bernardi (rua Conde de Linhares, 308 – Cidade Jardim)

Mais de 80 expositores locais de arte, cosméticos, decoração, gastronomia, moda, papelaria e plantas. Sobre os expositores: www.facebook.com/events/383947125889056/

Oficinas Gratuitas

Flash Tattoo

Música ao vivo com o Grupo Baioquê e DJ João Elias

Atração para as crianças (Espetaclim – Teatro de Bonecos)

Evento pet-friendly

Entrada gratuita

Foto: QuartoStudio3

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui