Especialmente para o público infantil, Bloco da Anninha é novidade no Carnaval de Belo Horizonte, no dia 18 de fevereiro



Anninha – Divulgação.

Bloco foi idealizado por Anninha, criadora de conteúdo febre entre as crianças, e conta com importantes nomes do Carnaval, como Di Souza e Bloco Seu Vizinho

 

Idealizado por uma das maiores criadoras de conteúdo do país, em parceria com alguns dos principais nomes do Carnaval mineiro, Belo Horizonte recebe, no dia 18 de fevereiro de 2024, um bloco de rua inédito pensado especialmente para o público infantil: o Bloco da Anninha.

O Carnaval de Belo Horizonte já é o terceiro maior do país. Em 2024, segundo a PBH, o evento terá recorde de cortejos, mais de 500. Nessa riqueza e diversidade, crescem os blocos que convidam as crianças a também ocuparem as ruas. A novidade do Bloco da Anninha que tem o objetivo de  ampliar as opções na cidade para as famílias participarem da grande efervescência artística que é o Carnaval.

A faixa etária é o principal público do canal do YouTube da idealizadora, Anna Clara Rios, mais conhecida como Anninha, eleita pela equipe de Cultura e Tendências da plataforma como a 4ª maior criadora do Brasil, em 2022, e Top Creator, em 2023. “Minhas expectativas são de abrir as portas para um mundo de possibilidades de entretenimento, cultura e diversão para as crianças. O Carnaval é uma das festividades mais importantes do nosso país e, para nós, é importante incluir esse público. Desenvolvemos, em conjunto, um espaço acolhedor e seguro para as crianças serem protagonistas e se expressarem e se divertirem”, comenta Anninha.

Na direção artística, o projeto traz Di Souza. Celebrado na cena mineira e nacional não apenas por sua carreira de multi-instrumentista, compositor, cantor e educador (Percussão Circular, Corpo Cidadão), mas também como regente do Então, Brilha!, fundador e maestro dos blocos Circuladô, É o Amô, Pisa na Fulô, Abre-te Sésamo, dentre muitos outros.

“Esse trabalho vai promover uma conexão musical entre periferias de Belo Horizonte e tem um repertório muito diverso, desde Aquarela, do Toquinho, Fico Assim Sem Você, da Adriana Calcanhotto, músicas de Sandy e Júnior, funks de Tik Tok, que dialogam muito com a dança. São músicas que conectam a família, passando por diversas gerações. A bateria vai ser formada por projetos sociais, juntamente com a Percussão Circular, a vocalista será a Pri Glenda e montamos uma banda muito boa”, explica o regente.

O projeto ainda tem a realização do Seu Vizinho, que também compõe a bateria. Criado em 2014 na Vila Marçola, no Aglomerado da Serra, o bloco ampliou sua ação com o tempo e passou a funcionar também como Associação Sociocultural. Certificada como Ponto de Cultura, a Associação mantém uma sede na comunidade e promove ações no campo da arte, da cultura, da educação e do apoio socioassistencial a crianças, jovens, adultos e idosos o ano todo.

“Este projeto vai ser sucesso, porque envolve a Aninha que é um fenômeno nas redes sociais, o Di Souza que é um dos grandes nomes do carnaval de BH e os projetos de favela e periferia que são sucesso no que fazem nas suas comunidades e também na folia. Esse bloco é a junção da festa popular com o ambiente da jovialidade e das redes sociais, em que a gente conecta o passado, o presente e o futuro. A tradição do carnaval junto com a rede social, com o trabalho de influência, tem também uma perspectiva de continuidade”, comenta Paulo Vitor Ribeiro (PV), representante do Seu Vizinho.

Um ponto fundamental na criação do Bloco da Anninha era que ele não fosse apenas para as crianças, mas também feito por elas, envolvidas como protagonistas da ação. Se em Belo Horizonte, as baterias são a alma dos blocos, no projeto, é exatamente o lugar em que ocupam. Por isso, foram convidados  outros dois dos mais  reconhecidos projetos socioculturais da capital, para compor,  a bateria do bloco: Arautos do Gueto (atuante desde que 1996 no Morro das Pedras) e Associação Querubins (atuante desde 1994 atua na Vila Acaba Mundo e no Morro do Papagaio). A identidade visual do bloco é assinada pelo artista Camaleão.

Anninha nasceu e cresceu na capital mineira e experienciou de perto o florescer dessa tradição cultural. Rodando a cidade de bloco em bloco como foliã assídua, percebeu como as iniciativas para o público infantil no Carnaval ainda podem crescer. A belo-horizontina é uma febre entre as crianças. Compartilhando experiências divertidas no canal do YouTube,  alcançou a marca de 10 milhões de inscritos, em outubro de 2023,  enquanto seus vídeos já tinham alcançado mais de 1 bilhão e 600 mil visualizações na plataforma. Atualmente, Anninha tem mais de 800 mil seguidores no Instagram, 2,2 milhões no Tik Tok e 13,9 milhões no YouTube. Em 2023, esteve na lista de Top Creators do YouTube.

O projeto Bloco da Anninha é patrocinado pelos Supermercados BH, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.  Parceria da Escola Percussão Circular, Grupo Arautos do Gueto e Associação Querubins. Colaboração do Topázio Mall. Planejamento e Produção da DoBrasil Live Marketing. Realização  do Bloco Seu Vizinho, Clara Produções e Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente.

SERVIÇO

Bloco da Anninha

Data: 18 de fevereiro de 2024

Horário de concentração: 12h

Local de concentração: Avenida dos Engenheiros, 564 – Castelo

Local de dispersão: Avenida dos Engenheiros, 1346 – Castelo

Redes Sociais Anninha

instagram.com/annaclararios

youtube.com/@anninha/videos

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Sexta de Tributo: Bon Jovi & U2 GO HOME no Sô Madruga Contagem

Artigo Anterior

Brilhe no carnaval: dicas de estilo para curtir a folia de forma confortável

Relacionados