Alimentação: Saiba escolher um bom azeite

0
528

O Azeite de Oliva é rico em compostos fenólicos e teor antioxidante. O Azeite de Oliva é rico em compostos fenólicos e teor antioxidante, esse tipo de gordura é rica em ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a diminuir o LDL (“colesterol ruim”), previne a aterosclerose (placas de gordura nas artérias), melhora o metabolismo da glicose e controle da pressão (via redução de tromboxanos). Também é importante citar que o azeite é rico em beta-sitosterol, que além de reduzir o colesterol ainda ajuda a prevenir alguns tipos de câncer.

Há diversos benefícios relacionados ao consumo do azeite, mas algumas situações podem interferir diretamente na qualidade do produto! Então hoje venho trazer algumas dicas para hora de escolher o azeite.


1 – Leia o rótulo! A designação de azeite serve exclusivamente para óleo vegetal extraído do fruto da oliveira, que é diferente de óleo Misto ou Composto (produtos constituídos da mistura de óleos). Por isso leia o rótulo!

2- Atente para acidez! O azeite de oliva possui acidez entre 0,8 e 1,5% enquanto que o azeite de oliva Extra Virgem possui um teor de acidez menor (até 0,8%). Por isso é importante que se leia atentamente o rótulo.

3- Escolha produtos que possuam embalagem escura! As propriedades benéficas citadas dependem da integridade de seus compostos. Embalagens claras ou translúcidas não protegem o produto da ação da luz, promovendo oxidação dos compostos.

4- Atenção com a origem e procedência! Pouco tempo atrás algumas marcas de produtos foram analisadas e reprovadas por adulterarem seu conteúdo.

5- Cuidado com produtos próximo ao vencimento! Muito comum encontrarmos produtos em promoção por conta da validade. Porém essa é uma daquelas situações onde o barato pode sair caro! Pois as chances de o azeite ter sofrido alterações durante o transporte e armazenamento são bem maiores no produto que ficou no estoque.

Espero que essas dicas ajudem! E sobre o uso, uma revisão a respeito das propriedades do azeite submetidos à altas temperaturas (>180ºC) concluiu não haver diferença significativa em relação ao seu perfil lipídico, formação de compostos tóxicos e manutenção de 80% de suas propriedades.

Endereço:

Rua Profº Folk Rocha, Bairro Jardim Ouro Branco | nº 0650 | CEP: 47802-200. Clinica Cognitiva – 2° andar, Sala 207 – Barreiras BA.

Telefone: (77) 9-9976-2386

– E-mail: [email protected]

– Whatsapp: (77) 9-9976-2386

– Instagram: @augustoportonutri

*Texto: Dr. Augusto Porto

Artigo anteriorChega à Contagem o primeiro Centro de Especialidades Veterinárias da cidade
Próximo artigoDanilo Bottrel disponibiliza nas plataformas digitais CD gravado Ao Vivo em Escarpas do Lago
[ Jornalista e Editor do Brasil Agora - em BH/MG] - Graduação: Jornalista (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Universidade Europeia Miguel de Cervantes/UEMC), Doutorado Prof. em Ciências Sociais e Políticas (USIP) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH). Apaixonado por música, colabora no "CulturalizaBH/Portal UAI" e na "TV Balcão" com a coluna "Crítica Musical" falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. É também apaixonado por Sociologia, tanto que de sua graduação em Ciências Sociais: Sociologia, se tornou colunista de Opinião & Comportamento do portal da "RedeTV!" e "Rondônia Digital" e desta coluna, nasceu o "E-book: Sociedade Conectada: a Influência da Internet no Cotidiano". Da Economia, área ao qual foi repórter e sub-editor, se tornou colunista no "Divulga Gerais" após sua graduação em Ciências Econômicas: Economia. É colaborador de Jornais/Portais de Notícias, Diretor do Grupo Conteúdo - Agência de Notícias - Sites e também editora e assina matérias em alguns jornais de Minas Gerais e do Brasil. A escrita é sua maior base e paixão no Jornalismo. [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui